De acordo com um de seus Tuítes recentes, Martin Wimpress está deixando a Canonical e o cargo no Ubuntu Desktop. Confira os detalhes dessa mudança e seu impacto.
Martin Wimpress juntou-se à equipe de desktop do Ubuntu da Canonical em 2017 e tornou-se seu líder de desktop em 2019, assumindo o cargo de Will Cooke.
Agora, o líder de desktop do Ubuntu Martim Wimpress, anunciou que está deixando a Canonical.
Martin Wimpress está deixando a Canonical e o cargo no Ubuntu Desktop
Compartilhando a notícia no Twitter, Martin diz que está deixando a empresa “em breve” para assumir uma nova função com o pessoal da Slim.ai.
I'll soon⏳be leaving Canonical. I'm very excited to be joining the fine people @SlimDevOps?Despite the change, I'll continue to lead @ubuntu_mate; it's my passion?project. Naturally, I'll remain an enthusiastic #Ubuntu & Snapcraft community contributor?
— Martin Wimpress (@m_wimpress) February 2, 2021
Mas (como a maioria de vocês saberá) Martin tem uma história muito mais longa com a comunidade de código aberto mais ampla, graças, em parte, ao seu papel na criação do Ubuntu MATE, seu trabalho no ambiente de desktop MATE e seu papel principal como co-host no Podcast oficial do Ubuntu.
Os fãs do Ubuntu MATE que estão suando com esta notícia podem respirar aliviados: Martin diz que planeja continuar liderando o sabor Ubuntu MATE daqui para frente (ufa) e permanecerá ativo nas comunidades mais amplas do Ubuntu e Snapcraft (ufa).
Essa uma notícias tristes? Sim. Martin tem sido um capitão de primeira linha da nave-mãe do Ubuntu, como prova a reação ao lançamento mais recente do Ubuntu LTS. Seu sucessor (supondo que haja um!) Precisará de pés grandes para preencher os sapatos (supondo que ele os deixe para trás).
O código aberto é mais do que apenas código, é um impulso; uma espécie de força cinética que está sempre avançando, em direção a um ideal melhor, seja qual for a forma que possa assumir.
O código é inerte; esses 1s e 0s não podem realmente fazer nada por conta própria. Eles só ganham vida por causa de pessoas – pessoas como Martin. As pessoas são os verdadeiros montadores.
Portanto, embora esteja triste em saber que Martin está deixando a Canonical, estou aliviado em saber que ele não está deixando a comunidade Ubuntu. Suas habilidades, entusiasmo, conhecimento, experiência e – por favor, não se encolha – carisma são bens valiosos para termos.
Então, levante uma xícara de café (ou talvez uma caneca de Maté) para ele, por tudo o que ele fez e tudo o que ainda está por fazer.