Marknote, o aplicativo de anotações WYSIWYG do KDE para Linux

Conheça o Marknote, o aplicativo de anotações WYSIWYG do KDE para Linux. Confira os detalhes dessa nova alternativa.

Mathis Brüchert anunciou o lançamento do Marknote, o novo aplicativo de anotações WYSIWYG (“What You See Is What You Get”, ou “O que você vê é o que você obtém) do KDE para desktop Linux, que permite criar notas em rich text.

Marknote, o aplicativo de anotações WYSIWYG do KDE para Linux


Siom. O Marknote é o aplicativo de anotações WYSIWYG do KDE para Linux. O programa foi projetado para o ambiente de área de trabalho KDE Plasma e permite criar notas em rich text e organizá-las em blocos de notas.

Construído com a estrutura Kirigami do KDE, Marknote é uma ferramenta de gerenciamento de notas de redução que promete ajudá-lo a organizar facilmente seus arquivos de redução em cadernos.

Por padrão, o aplicativo salva suas notas de rich text como arquivos Markdown na pasta Documentos.

Os cadernos podem ser personalizados escolhendo um ícone e uma cor de destaque para cada um. Marknote também suporta fontes em negrito e itálico, bem como formatação de texto sublinhado e tachado, e permite organizar suas notas com títulos e seções em vários tipos de lista.

em uma postagem no blog, Mathis Brüchert, disse que:

“Graças a Carl, o Marknote agora não apenas suporta fontes em negrito e itálico, mas também permite sublinhar partes importantes, riscar partes erradas, organizar seus pensamentos em vários tipos de lista e organizar suas notas com títulos, seções e muito mais.”

A primeira versão, Marknote 1.0.0, está disponível para download como um tarball de origem na App Store do KDE, mas pode ser facilmente instalado em sua área de trabalho KDE Plasma com apenas alguns cliques do mouse por meio do gerenciador de pacotes Plasma Discover e outras lojas de aplicativos AppStream.

Por enquanto, o Marknote não está disponível como aplicativo Flatpak ou Snap, mas deve estar disponível em breve nas lojas de aplicativos Flathub e Snap Store para que você possa instalá-lo facilmente em sua distribuição GNU/Linux favorita.

Sair da versão mobile