MarkNote 1.2 lançado com melhorias no gerenciamento de notas

E foi lançado o MarkNote 1.2 com melhorias no gerenciamento de notas. Confira as novidades e veja com instalar no Linux.

O Marknote é o aplicativo de anotações WYSIWYG do KDE para Linux. O programa foi projetado para o ambiente de área de trabalho KDE Plasma e permite criar notas em rich text e organizá-las em blocos de notas.

Construído com a estrutura Kirigami do KDE, Marknote é uma ferramenta de gerenciamento de notas de redução que promete ajudá-lo a organizar facilmente seus arquivos de redução em cadernos.

Por padrão, o aplicativo salva suas notas de rich text como arquivos Markdown na pasta Documentos.

Os cadernos podem ser personalizados escolhendo um ícone e uma cor de destaque para cada um. Marknote também suporta fontes em negrito e itálico, bem como formatação de texto sublinhado e tachado, e permite organizar suas notas com títulos e seções em vários tipos de lista.

Agora, foi lançado o MarkNote 1.2.

Novidades do MarkNote 1.2

MarkNote 1.2 lançado com melhorias no gerenciamento de notas
MarkNote 1.2 lançado com melhorias no gerenciamento de notas

MarkNote 1.2 aprimorou as anotações do KDE com rich text, pastas personalizadas, opções de classificação e edição de markdown.

O MarkNote 1.2 permite que os usuários personalizem seus cadernos digitais de forma mais complexa, selecionando ícones exclusivos e cores de destaque para cada um, simplificando a experiência do usuário e tornando as anotações instantaneamente reconhecíveis.

Em resposta ao feedback dos usuários, a atualização também inclui a capacidade de selecionar pastas personalizadas para armazenamento de notas, atendendo àqueles que preferem uma organização de arquivos mais personalizada.

Além disso, os usuários irão apreciar a nova barra lateral dobrável e o modo de foco, que minimiza distrações ao exibir apenas a página de edição.

Para usuários que preferem o markdown por sua simplicidade, o MarkNote agora permite a abertura e edição direta de arquivos markdown a partir do navegador de arquivos ou console, suportando arquivos markdown com matéria inicial – um recurso especialmente útil para quem gerencia conteúdo em plataformas como Hugo e Jekyll.

MarkNote 1.2 agora também suporta adição e modificação de tabelas em notas.

Além disso, o aplicativo começou a converter markdown in-line em rich text em tempo real, com suporte inicial para construções básicas de markdown e planos para compatibilidade expandida em atualizações futuras.

Uma atualização significativa para usuários criativos é a capacidade de criar esboços diretamente no aplicativo, aprimorando sua utilidade além da edição de texto.

Além disso, os usuários podem personalizar a fonte do aplicativo de acordo com suas preferências, adicionando um toque pessoal à interface.

Por último, o MarkNote 1.2 também apresenta melhorias, como a exibição de atalhos traduzidos na barra de comando e correções ortográficas e de digitação unificadas no arquivo “README.md”.

Para saber mais sobre essa versão do MarkNote, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o MarkNote

Para instalar a versão mais recente do MarkNote nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o app de anotações MarkNote no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.