A Valve atualizou seus resultados da Pesquisa Steam e eles mostram que o Marketshare do Steam no Linux permaneceu estável em novembro.
Steam é o serviço de stream de jogos da Valve, e o cliente Steam é o software da Valve que permite acessar e jogar no PC. Ele também fornece serviços como atualização automática de jogos aos usuários.
O programa também conta com um sistema de amigos, que permite ao usuário criar uma rede de contatos online, com os quais pode jogar, trocar ítens, interagir no chat e muito mais.
O serviço conta com mais de 3500 jogos de diferentes gêneros (muito mais mesmo), sendo que mais de 1600 títulos são para Linux. Aliás, esse suporte ao Linux tem sido um dos principais fatores de crescimento do uso de jogos no sistema.
Agora, a Valve acaba de atualizar seus resultados da Pesquisa Steam de novembro, mostrando como a participação no mercado de jogos Linux continua a evoluir durante este ano impulsionado pela pandemia.
Marketshare do Steam no Linux permaneceu estável em novembro
De agosto a outubro foi de 0,89% a 0,94% a 0,90% … Geralmente mantendo a média de 0,8~0,9% que vimos há bastante tempo, desde o advento do Steam Play (Proton + DXVK) aumentou as porcentagens das mínimas anteriores de todos os tempos.
Agora, com novembro, a participação de mercado do Steam no Linux está chegando a … 0,9%. A participação no mercado do Linux ficou estável em termos percentuais, mas considerando que a Valve provavelmente continuou conquistando novos usuários durante o mês, o Linux estava pelo menos acompanhando esse crescimento.
Os números de novembro mostraram que o Windows obteve 0,08% de market share do macOS. A porcentagem do macOS, por sua vez, ficou em 3,37% e o Windows em 95,73%. Os resultados mensais do Steam Survey podem ser vistos aqui.
Os dados do Linux também mostraram que a Intel perdeu mais 1% (0,92% para ser exato) de market share para a AMD com agora apenas 67% dos sistemas de jogos Linux de acordo com o Steam sendo alimentados por um processador Intel.
No Windows, a Intel ainda tem 73,5% do mercado de CPU.