Atualmente produzindo um grande lançamento uma vez por ano, a empresa MariaDB mudou a programação em seu cronograma de lançamento.
A empresa MariaDB, que supervisiona o desenvolvimento do servidor de banco de dados MariaDB em conjunto com a organização sem fins lucrativos de mesmo nome, anunciou recentemente em um comunicado a mudança significativa no cronograma de formação de builds da MariaDB Community Server e seu esquema de suporte.
Até agora, MariaDB tem lançado um grande lançamento uma vez por ano, que por sua vez é suportado por aproximadamente 5 anos.
Agora, com a mudança anunciada e sob o novo esquema, os principais lançamentos contendo mudanças funcionais serão lançados trimestralmente e com suporte por apenas um ano.
MariaDB mudou a programação em seu cronograma de lançamento
Sim. MariaDB mudou a programação em seu cronograma de lançamento. O anúncio oficial refere-se ao “desejo de acelerar a entrega de inovações à comunidade”, que, na verdade, nada mais é do que marketing, já que a equipe do MariaDB já praticava trazer novas funcionalidades em lançamentos provisórios, o que está seriamente em desacordo com declarações de adesão às regras de versionamento semântico e também mais de uma vez tornaram-se a causa de mudanças regressivas, que levaram até a uma retirada completa das versões.
“Hoje, anunciamos um novo modelo de lançamento para o MariaDB Community Server que aumenta o ritmo de novos recursos que podemos oferecer aos milhões de usuários do MariaDB em todo o mundo. Estamos entusiasmados para começar a implantar este novo modelo imediatamente, começando com MariaDB Community Server 10.7, que alcançou o status de RC há um mês e inclui vários novos recursos importantes. Os membros da comunidade também terão uma prévia dos recursos do MariaDB Community Server 10.8 na próxima semana, com um lançamento RC esperado no ano novo. Nossa esperança é que o ritmo mais rápido de entrega de recursos permitirá que a comunidade aproveite as últimas tendências de banco de dados de ponta imediatamente, sem ter que esperar anos entre uma nova série de lançamentos.”
Aparentemente, com este novo esquema de lançamento, a organização pretende aproveitá-lo como forma de promover a construção do servidor corporativo, lançado pela MariaDB Corporation exclusivamente para os seus assinantes.
Além disso, alterar o ciclo de desenvolvimento e reduzir o tempo de manutenção da versão comunitária a tornará menos atrativa para uso em ambientes de produção, o que é percebido como uma tentativa de atrair novos assinantes para a edição paga.
Ainda não está claro como o novo cronograma de desenvolvimento afetará as distribuições Linux, mas como tal o comunicado diz, sem especificar detalhes, que há um “trabalho conjunto com as distribuições” para fornecer suporte por um período mais longo e preparar uma versão especial que melhor se adapta ao modelo de manutenção de cada distribuição.
Levando tudo isso em consideração, que mesmo agora as remessas de servidores MariaDB pelas principais distribuições como RHEL estão visivelmente atrasadas em relação às versões atuais, pode-se esperar que a mudança no modelo de desenvolvimento apenas exacerbe a situação.
“Com o novo modelo, seguimos um “modelo de desenvolvimento baseado em trens” estrito, sem exceções. Os conjuntos de recursos para cada série de lançamento são menores, permitindo um controle de qualidade abrangente e acreditamos que isso também aumentará a estabilidade de cada série de lançamento. Para cada série de lançamentos, temos um prazo no qual o recurso deve ser aprovado pelo controle de qualidade para ser incluído no lançamento. Se isso não acontecer, o recurso seguirá para a próxima série de lançamentos que acontecerá três meses depois. A função terá mais três meses para atingir o nível de estabilidade necessário. Com isso, o novo modelo de lançamento nos permite obter recursos em um ritmo muito mais rápido sem comprometer a qualidade. Acreditamos que isso é benéfico para todos!”
Por fim, se você tiver interesse em saber mais sobre o assunto, pode conferir os detalhes da nota original.