E foi lançado o MariaDB 10.7 com vários recursos totalmente novos. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
MariaDB é um servidor de banco de dados popular feito pelos autores originais do MySQL. É um fork do MySQL desenvolvido pela comunidade e é um dos sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional (RDBMS) de código aberto mais amplamente utilizado.
O MariaDB é altamente compatível com o MySQL e permite que os usuários migrem facilmente bancos de dados do MySQL para o MariaDB.
Há alguns dias, a Fundação MariaDB anunciou a disponibilidade do MariaDB 10.7, a última versão estável da série MariaDB 10.x.
Novidades do MariaDB 10.7
O MariaDB 10.7 é uma evolução do MariaDB 10.6 com vários recursos totalmente novos não encontrados em nenhum outro lugar.
Olhando para esta nova versão, o maior novo recurso é o tipo de dados UUID recém-adicionado. Destina-se ao armazenamento de dados UUID (Identificador Único Universal) de 128 bits. Os dados recuperados por esse tipo de dados estão na representação de string definida na RFC4122.
O MariaDB 10.7 também vem com duas funções recém-adicionadas para trabalhar com dados JSON.
O primeiro é JSON_EQUALS que verifica se há igualdade entre dois objetos JSON. O segundo é JSON_NORMALIZE, que pode classificar recursivamente chaves e remover espaços, permitindo a comparação de documentos JSON para igualdade.
Além disso, a nova função SFORMAT pode receber uma string de entrada e uma especificação de formatação e retornar a string formatada usando as regras que o usuário passou na especificação.
Como você provavelmente sabe, os vários mecanismos de armazenamento MariaDB, como InnoDB, RocksDB e Mroonga, podem usar diferentes bibliotecas de compactação. O MariaDB 10.7 vem com cinco plugins que fornecem recursos de compactação para o servidor e mecanismos de armazenamento:
- bzip2
- lzma
- lz4lzo
- snappy
Por último, mas não menos importante, o MariaDB Galera Cluster foi atualizado para a versão 26.4.11.
Para quem não sabe, Galera é um verdadeiro cluster de replicação multimestre baseado em replicação síncrona que adiciona alta disponibilidade ao seu banco de dados distribuindo as alterações para diferentes servidores.
A versão estável do MariaDB 10.7 terá um ciclo de suporte de curto prazo e terá suporte até fevereiro de 2023.
Se você estiver fazendo uma atualização de outra versão como a 10.6, verifique o guia oficial de atualização e observe as diferenças entre as duas versões do MariaDB.
Isso é importante para casos de uso de produção em que variáveis personalizadas foram usadas para ajustar o banco de dados e garantir a eficiência nas transações.
Para saber mais sobre essa versão do MariaDB, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o MariaDB
MariaDB está disponível na maioria das principais distribuições Linux, portanto, pode ser instalado usando o software de gerenciamento de pacotes delas.
Caso você use o Ubuntu, use esse tutorial:
Como instalar o MariaDB ou MySQL no Ubuntu