Após seis anos atuando no cargo, Darrick J. Wong, o mantenedor do sistema de arquivos XFS renunciou e delegou suas responsabilidades.
Descrito por si mesmo no LinkedIn como “Mad Linux Hacker; Storage & Filesystem Geek; Reluctant JavaScript Monkey”, Darrick J. Wong é o atual Mantenedor do sistema de arquivos XFS.
O XFS é um sistema de arquivo de 64 bits, altamente escalável e robusto. Ele é baseado inteiramente em extensão, portanto ele suporta tamanhos bem grandes de arquivos e sistemas de arquivos.
O número de arquivos que um sistema XFS pode suportar é limitado somente à disponibilidade de espaço no sistema de arquivo.
Agora, depois de seis anos atuando como mantenedor do sistema de arquivos XFS, Darrick Wong anunciou que deixará essa função e que realmente vários desenvolvedores precisam intensificar a manutenção do XFS e ajudar com testes e outras responsabilidades.
Mantenedor do sistema de arquivos XFS renunciou
Sim. O mantenedor do sistema de arquivos XFS renunciou do seu cargo. Darrick Wong escreveu com a série de patches renunciando como mantenedor do XFS:
“Não escolho continuar como mantenedor.
Meu ato final como mantenedor é escrever tudo o que tenho feito como mantenedor nos últimos seis anos. Há muitas demandas feitas ao mantenedor, e a única maneira de corrigir isso é delegar as responsabilidades. Também anotei minhas impressões sobre as regras não escritas sobre como contribuir com o XFS.
O patchset termina com minha nomeação para um novo gerente de lançamento para manter as coisas funcionando nesse ínterim. Testes e triagem; gestão comunitária; e manutenção LTS são todas as posições abertas.
Esta é uma maneira extraordinária de destruir tudo. Aproveitar! Comentários e perguntas são, como sempre, bem-vindos.
–D”
Com os patches, ele adiciona documentação sobre todas as responsabilidades com as quais o mantenedor do XFS teve que lidar durante seu mandato.
Isso inclui sugerir novas funções para a manutenção do XFS com cargos separados para líder de teste, triagem de bug, gerente de lançamento, gerente de comunidade e gerente de LTS.
Ao deixar de ser o mantenedor do XFS, Darrick acrescentou:
“Eu me cansei anos atrás tentando fazer malabarismos com as funções de desenvolvedor sênior, revisor, testador, triador (porcaria), gerente de lançamento e (às vezes) gerente de ligação. Há trabalho suficiente aqui neste subsistema para uma equipe de 20 FT, mas em vez disso, estamos reduzidos a metade disso. Achei que, se pudesse esperar um pouco mais, poderia ajudar a manter o foco no desenvolvimento de longo prazo para melhorar a experiência dos usuários. Eu estava errado.
Hoje em dia, as pessoas que trabalham no XFS parecem passar a maior parte do tempo em backports de kernel de distro e lidando com relatórios de bugs gerados por IA que não são relatórios de usuários. A revisão tornou-se um pesadelo de peneirar o código do kernel subdocumentado tentando decidir se esse novo recurso não quebrará todos os outros recursos. Obter revisões é um processo desagradável de negociar com demandas por mais limpezas, tentando descobrir se um comentário de revisão é baseado em experiência ou desconhecimento e se perguntando se o silêncio significa alguma coisa.
Por enquanto, continuarei revisando os patches e tentarei mesclar fsck online, ponteiros pai e modernização de volume em tempo real.”
Darrick nomeou Chandan Babu, da Oracle, para lidar com o gerenciamento de lançamento do XFS, enquanto outros precisam se preparar para lidar com bugs, liderar testes, gerenciar a comunidade e manter o suporte do kernel LTS para o XFS.
Esses patches deixando-o como mantenedor são materiais definidos para serem mesclados para o Linux 6.6.