Manjaro usará o GNOME 40 a partir da versão 21.1

Depois de muita espera, finalmente o Manjaro usará o GNOME 40 a partir da versão 21.1. Confira os detalhes dessa ótima novidade.

Em meados de maio, o site LinuxAdictos informou aos usuários do Manjaro sobre más notícias, ou meias más notícias: comentávam como se fossem fazer “um Ubuntu”, no sentido de que ficariam com o GNOME 3.38 Shell e aplicativos do GNOME 40.

Na época eles disseram que levaria menos tempo, mas que a equipe de desenvolvedores teria que descobrir como consertar algumas coisas. Eles já o fizeram e acabam de anunciar que ele estará estável com o lançamento do Manjaro 21.1.

Manjaro usará o GNOME 40 a partir da versão 21.1

Manjaro usará o GNOME 40 a partir da versão 21.1

O codinome que eles usarão para esta série será Pahvo. No final de semana já adiantaram que em breve haveriam novidades, mas não deram muitas informações.

No Twitter, vimos algo: no aplicativo Layouts, que é onde o layout do desktop é escolhido, a opção padrão passa a ter o dock na parte inferior, ou mais especificamente será aquele que leva o nome do sistema operacional.

Ou seja, as 6 opções de Layouts permanecerão, mas o atual Manjaro será renomeado para Manjaro Legacy, e aquele que receberá o nome do sistema operacional será o que até agora se chamava Moderno.

Eles passaram algum tempo testando, e você pode baixar uma ISO com GNOME 40 neste endereço, especificamente uma Instável para desenvolvedores.

Se nada acontecer e os prazos forem cumpridos, os usuários desta popular distribuição baseada no Arch Linux poderão usar o novo Shell em cerca de duas semanas, portanto o “Ubuntu” que será marcado levará cerca de dois meses.

Quanto aos gestos do GNOME 40, os desenvolvedores do Manjaro têm trabalhado para encontrar as melhores soluções e não sabemos no que isso vai se traduzir. O layout padrão pode parecer um pouco com o GNOME 40, mas com certeza haverá uma mudança.

Por outro lado, tivemos a garantia de que teríamos controle total, e isso poderia simplesmente significar que podemos usar o GNOME 40 100% se escolhermos o layout do GNOME.

Sair da versão mobile