Por meio de um tuíte, o projeto Manjaro informou que o Manjaro prepara sua aterrissagem em tablets Android… e no iPad? Entenda!
Pessoalmente, essa notícia me parece importante. Mas, para aqueles de vocês que estão esperando por um artigo detalhado, lamento dizer que não será assim, não este.
Acontece que a equipe de desenvolvedores por trás desta famosa distribuição baseada no Arch Linux prometeu que Manjaro virá para tablets Android e iOS.
Embora seja verdade que aterrissar em dispositivos Android não é nenhuma novidade, o Ubuntu Touch já fez isso e continua a adicionar dispositivos em cada novo OTA, chama mais atenção para os “tablets iOS”.
Manjaro prepara sua aterrissagem em tablets Android… e no iPad?
A partir daqui, o resto do artigo tratará do que a conta oficial do Manjaro publicou no Twitter, o que é uma imagem e o texto do tweet.
Olhando a imagem, podemos ver que o que eles estão usando é a área de trabalho GNOME, ou pelo menos é o que parece, se olharmos no canto superior esquerdo onde está escrito “Atividades” e na barra superior.
Na parte inferior da imagem também vemos os botões de um tablet Android, mas não podemos garantir que o software final os terá lá; pode ser uma renderização, já que a captura inclui bordas ou engastes do lado de fora.
Coming Soon: @ManjaroLinux on your #Android and #iOS #tablets … pic.twitter.com/Ea3ykYQJWf
— Manjaro Linux (@ManjaroLinux) March 18, 2021
Como usuário de muitos dispositivos, também tenho um iPad, e aqueles de nós que têm um tablet da Apple sabem que seu sistema operacional foi renomeado para iPadOS.
Portanto, não sabemos se eles estavam errados, queriam avisar ou se o que prepararam só funcionará no iPad que usava iOS, ou seja, algo mais antigo. Até que eles forneçam mais detalhes, não saberemos qual iPad é compatível.
O que eles também têm a nos dizer, e insisto no iPad porque é ainda mais difícil, é como vamos instalar o sistema operacional no tablet da apple.
São três opções: uma que instalaria o sistema com dual boot, outra que o instalaria na memória substituindo o sistema principal e outra que poderia ser executada adicionando um pendrive compatível, mas estou inclinado a pensar mais no primeiro opção.
Na verdade, é algo que eles já fizeram no iPhone, embora instalando o Ubuntu.
Enfim, o que sabemos é que em breve poderemos usar esse sistema em tablets Android e, pelo menos, em alguns iPads.