Manjaro, o lado mais fácil e a face mais bonita do Arch Linux

Conheça o Manjaro, o lado mais fácil e a face mais bonita do Arch Linux. Saiba mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.

Manjaro é um sistema operacional orientado para desktop baseado no Arch Linux. Manjaro tem como foco a facilidade de uso e o próprio sistema foi projetado para funcionar totalmente “out of the box” com sua variedade de softwares pré-instalados.

Manjaro, o lado mais fácil e a face mais bonita do Arch Linux

Manjaro, o lado mais fácil e a face mais bonita do Arch Linux
Manjaro, o lado mais fácil e a face mais bonita do Arch Linux

Desenvolvido na Áustria, França e Alemanha, o Manjaro oferece todos os benefícios do sistema operacional Arch Linux combinados com o foco na facilidade de uso e acessibilidade.

Manjaro segue o Arch Linux e oficialmente oferece apenas uma versão de 64 bits. Manjaro é adequado tanto para iniciantes quanto para usuários experientes de Linux.

A equipe do Manjaro tornou o Arch Linux disponível para todos, novatos ou profissionais, e como ele carrega todas as vantagens do Arch Linux com ele, mais pessoas agora podem acessar as maravilhas do Arch Linux através do Manjaro.

O Manjaro está em um ciclo de lançamento contínuo, então você nunca precisa baixar uma nova versão do Manjaro ou se preocupar com a sua instalação atual chegando ao fim de sua vida útil.

Manter o Manjaro atualizado pode ser feito com alguns cliques via GUI ou algumas teclas via linha de comando e é muito simples de fazer.

História

Manjaro foi lançado em 10 de julho de 2011. Em meados de 2013, Manjaro estava no estágio beta, embora os principais elementos do sistema final tivessem sido implementados, como:

  • Instalador GUI
  • Gerenciador de pacotes (Pacman) com sua escolha de front-ends: Pamac (GTK) e Octopi (QT)
  • Detecção de Hardware Manjaro, para detecção de drivers de vídeo proprietários e gratuitos
  • Manjaro Settings Manager

O suporte ao GNOME Shell foi abandonado com o lançamento da versão 0.8.3 em 2012. Um lançamento oficial que oferecia o ambiente de desktop GNOME foi restabelecido em março de 2017.

Quais são as diferenças entre Manjaro e Arch Linux?

Manjaro não é Arch Linux no sentido puro – mas sim, é baseado nos fundamentos do Arch Linux e nos princípios do Arch Linux. Como resultado, ele herda muitos recursos do Arch Linux, mas também implementa muitos recursos exclusivos.

Nem usar Manjaro é o mesmo que usar Arch Linux puro ou derivados mais diretos. Embora Manjaro seja baseado em Arch e compatível com Arch, não é Arch Linux.

Como tal, longe de ser apenas uma versão fácil de instalar ou pré-configurada do Arch Linux, Manjaro é na verdade um tipo muito diferente de animal.

Na verdade, as diferenças entre Manjaro e Arch Linux são muito maiores do que as diferenças entre a distribuição popular do Ubuntu e seus muitos derivados, incluindo Mint e Zorin.

Para ajudar a fornecer uma compreensão mais clara do Manjaro, alguns de seus principais recursos foram descritos.

  • Desenvolvido independentemente do Arch Linux e por uma equipe completamente diferente.
  • Projetado para ser acessível a novatos, enquanto o Arch Linux é voltado para usuários experientes.
  • Extrai software de seus próprios repositórios independentes. Esses repositórios também contêm pacotes de software não fornecidos pelo Arch Linux.
  • Fornece suas próprias ferramentas específicas de distribuição, como o utilitário Manjaro Hardware Detection (mhwd) e o Manjaro Settings Manager (msm).
  • Possui inúmeras diferenças sutis em como funciona quando comparado ao Arch.

Edições Manjaro

Manjaro é um sistema operacional, principalmente como um substituto gratuito para o Windows ou Mac OS. Ainda mais, há uma série de Edições Manjaro disponíveis no site oficial do Manjaro para download e instalação gratuita para os usuários.

Além disso, muitas vezes os usuários ficam bastante confusos sobre qual edição Manjaro é a melhor. Em outras palavras, qual edição Manjaro escolher entre as edições Manjaro disponíveis?

As edições oficiais do Manjaro são baseadas em:

  • XFCE
  • KDE
  • Gnome
  • Architect (Cinnamon)

XFCE
Manjaro XFCE

KDE
Manjaro KDE

Gnome
Manjaro Gnome

Cinnamon
Manjaro Cinnamon

As edições não oficiais da comunidade incluem o Awesome, Bspwm, Budgie, i3, LXDE, LXQt, MATE e Openbox.

Das quatro edições oficiais, nenhuma delas é necessariamente considerada padrão. O XFCE é o primeiro listado em sua página de download e pode ser o único download que um novo usuário avisa que está disponível.

As edições oficiais são apoiadas pela equipe principal de Manjaro. Visto que a edição da comunidade é apoiada por entusiastas do código aberto que contribuem para o Manjaro de todo o mundo sem custos.

Os desenvolvedores de projeto criaram uma aparência e comportamento distintos do Manjaro usando temas para todas as edições.

Como você pode ver, este look Manjaro é caracterizado por um tema escuro com reflexos verdes. Isso torna mais fácil ter uma configuração esteticamente agradável, sem a necessidade de personalização.

Repositórios de software Manjaro

Para garantir estabilidade e confiabilidade contínuas, o Manjaro utiliza seus próprios repositórios de software dedicados.

Com exceção do Arch User Repository (AUR) mantido pela comunidade, os sistemas Manjaro não acessam (e não podem) acessar os repositórios oficiais do Arch.

Mais especificamente, os pacotes de software populares inicialmente fornecidos pelos repositórios oficiais do Arch serão primeiro totalmente testados (e, se necessário, corrigidos), antes de serem lançados nos Repositórios Estáveis ​​do próprio Manjaro para uso público.

Manjaro realmente usa três tipos de repositórios:

  • Unstable: cerca de um ou dois dias atrás do Arch. Isso também é usado para armazenar pacotes de software que têm problemas de estabilidade e / ou compatibilidade conhecidos ou suspeitos. Este software pode, portanto, estar sujeito a correções pelos desenvolvedores do Manjaro antes de ser lançado nos repositórios de teste. Embora o software mais recente esteja localizado aqui, o uso de repositórios instáveis ​​pode, conseqüentemente, quebrar seu sistema!
  • Testing: geralmente cerca de uma semana ou mais atrás do Arch. Eles são usados ​​para armazenar pacotes de software corrigidos dos repositórios instáveis, bem como outras novas versões de software que são consideradas pelo menos suficientemente estáveis. Este software estará sujeito a verificações adicionais por desenvolvedores e testadores para possíveis bugs e / ou problemas de estabilidade, antes de ser lançado nos repositórios estáveis ​​para uso público.
  • Stable: normalmente cerca de duas semanas atrás de Arch. Estes são os repositórios padrão usados ​​pelos sistemas Manjaro para fornecer atualizações e downloads para a base de usuários em geral.
  • Gerenciamento de pacote Manjaro

    Tanto o Arch quanto o Manjaro vêm com uma ferramenta de gerenciamento de pacotes baseada em linha de comando chamada Pacman. Ele foi codificado em C e usa tar para empacotar aplicativos.

    Em outras palavras, você pode usar os mesmos comandos pacman para gerenciar pacotes em ambas as distribuições.

    Além do Pacman, Manjaro também desenvolveu um aplicativo GUI chamado Pamac para instalar facilmente o software no Manjaro. Isso torna o uso do Manjaro mais fácil do que o do Arch.

    Manjaro, o lado mais fácil e a face mais bonita do Arch Linux
    Manjaro, o lado mais fácil e a face mais bonita do Arch Linux
    Algumas pessoas costumam dizer que Manjaro é para aqueles que não conseguem instalar o Arch Linux. Mas isso não é verdade. Nem todo mundo quer configurar o Arch do zero ou não tem muito tempo.

    As ferramentas de sistema internas do Manjaro Linux, o aplicativo de fácil instalação e a melhor variedade de pacotes de software tornam-no uma distro baseada em Arch melhor do que o próprio Arch Linux. Ele oferece muito mais do que um ambiente Arch Linux puro.

    Manjaro é definitivamente uma fera, mas um tipo de fera muito diferente do Arch Linux. Rápido, poderoso e sempre atualizado, Manjaro oferece todos os benefícios de um sistema operacional Arch Linux, mas com ênfase especial na estabilidade, facilidade de uso e acessibilidade para iniciantes e usuários experientes.

    Baixe e experimente o Manjaro

    A imagem ISO do Manjaro já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
    Ou se preferir, acesse os links abaixo diretamente:

    Verifique se a imagem ISO está corrompida

    Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
    Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

    Como gravar uma imagem ISO no Linux

    Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

    Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
    Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
    Como criar um pendrive de instalação
    Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
    Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

    Sobre o Edivaldo Brito

    Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

    Deixe um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.