E pertinho do fim da ano, o Manjaro, Mobian e OpenSUSE lançaram atualizações para o PinePhone. Confira as novidades desses updates.
Com a aproximação do final de 2020, os telefones com Linux ainda ocupam um pequeno nicho no mercado de smartphones. Mas é um nicho em crescimento.
A Pine64 já despachou milhares de PinePhones. O Purism Librem 5 finalmente começou a ser lançado. E um punhado de outros telefones com Linux estão começando a ser vendidos também.
Embora o software executado nesses telefones seja provavelmente mais bem descrito como um trabalho em andamento, parece que o progresso está se acelerando à medida que mais telefones projetados para Linux chegam às ruas.
E recentemente, duas equipes diferentes do Linux-for-the-PinePhone lançaram grandes atualizações em seus sistemas operacionais. Duas não, três!
Manjaro, Mobian e OpenSUSE lançaram atualizações para o PinePhone
Sim. O Manjaro, Mobian e OpenSUSE lançaram atualizações para o PinePhone. Confira abaixo as novidades!
Manjaro ARM Beta 4 com Phosh para o PinePhone
A equipe Manjaro ARM lançou seus quatro beta apenas cerca de dois meses após o primeiro. Esta versão traz um despertar mais rápido do repouso, maior vida útil da bateria, melhor suporte para dock de convergência USB-C, montagem automática de mídia e muito mais.
Algumas dessas melhorias são cortesia dessas mudanças:
- Atualizado para o Megi’s 5.10 kernel
- Interface de usuário Phosh atualizada para a versão 0.7.0
- Teclado virtual Squeekboard atualizado para a versão 1.11.1
Outras atualizações incluem suporte para toque duplo na tela de bloqueio graças a uma correção para o compositor de exibição Phoc Wayland, uma versão mais recente do aplicativo de câmera Megapixels e atualizações para uma série de outros pacotes de software.
Apesar dessas melhorias, ainda existem alguns problemas conhecidos: Você pode perder algumas chamadas porque pode demorar muito para o telefone despertar do sono profundo; O botão de silenciar microfone não funciona em chamadas telefônicas; O aplicativo Megapixels pode não exibir sua câmera traseira; E, como a maioria das distribuições Linux projetadas para telefones, você pode executar muitos aplicativos de desktop em um PinePhone executando o Manjaro ARM … mas a interface do usuário pode não ser adequada para dispositivos móveis.
Você pode baixar Manjaro ARM Beta 4 com Phosh para o PinePhone da OSDN. Também há versões do Manjaro ARM com as interfaces de usuário Lomiri e Plasma Mobile, mas não estão tão atualizadas e ainda são consideradas alfa.
Ou você pode ler mais sobre esta atualização no anúncio de lançamento no fórum Manjaro.
Lançamento do Mobian em 15 de dezembro
Este sistema operacional também usa a interface de usuário Phosh, por isso se parece muito com o Manjaro ARM (e várias outras distribuições Linux para telefone). Mas nos bastidores este sistema operacional é baseado no Debian (Manjaro é baseado no Arch).
O lançamento de meados de dezembro apresenta uma série de melhorias, incluindo:
- Suporte para taxas de atualização de tela de 60 Hz
- Tempo de resposta da tela de toque aprimorado
- Melhor estabilidade de WiFi e gerenciamento de energia
- Um instalador no dispositivo, permitindo que você escolha sua própria senha na primeira inicialização, em vez de usar o padrão 1234
- O instalador também suporta a configuração de criptografia de disco completo
- Novos recursos de gerenciamento de energia
Os primeiros três itens da lista são backports do kernel personalizado da Megi para dispositivos Pine64. Embora Mobian não use esse kernel, esta construção incorpora alguns de seus recursos.
E o último item da lista é um driver de gerenciamento de energia desenvolvido por megi, mas em vez de incluí-lo no kernel, a equipe Mobian o moveu para o espaço do usuário (já que é um recurso que provavelmente nunca será incluído no kernel upstream) .
A última compilação do Mobian para o PinePhone pode ser baixada da página do projeto Mobian. Também há uma nova imagem para o tablet PineTab Linux.
Ou você pode ler mais sobre este lançamento no fórum Pine64.
Outra porta móvel de um sistema operacional de desktop que usa a interface de usuário do shell do telefone Phosh de código aberto da Purim, o openSUSE para o PinePhone está em desenvolvimento desde o início deste ano.
Uma postagem recente no blog do OpenSUSE descreve como o projeto surgiu e há informações sobre o OpenSUSE para o PinePhone no wiki do OpenSUSE.
Esta semana, os desenvolvedores lançaram uma nova versão que, entre outras coisas:
- Atualiza o Phosh para a versão 0.7.0, o Phoc para a versão 0.5.1 e o Squeekboard para a versão 1.11.0.
- Adiciona uma animação de inicialização para inicialização e desligamento
- Melhora o áudio da ligação
- Permite que o Bluetooth funcione corretamente
- Permite que os usuários escolham o idioma do teclado durante a configuração
Ainda existem algumas coisas importantes que não funcionam com o OpenSUSE em um PinePhone. Você ainda não pode usar o GPS e o acelerômetro não foi detectado, então a rotação automática da tela não funciona.
Você pode encontrar mais detalhes nas notas de lançamento ou baixar a versão mais recente do OpenSUSE para o PinePhone no site do OpenSUSE.
Embora todas essas novas imagens do sistema operacional tragam uma série de melhorias, elas ainda são muito trabalhos em andamento e o desenvolvimento continua.
Quando estava terminando de escrever este artigo, vi que a versão 0.7.1 do Phosh acabou de ser lançada, trazendo várias correções de bugs e novos recursos.