Manjaro Linux agora tem uma variante imutável

Para a alegria de seus usuários, o Manjaro Linux agora tem uma variante imutável. Saiba mais um pouco sobre ela e veja onde baixar a distro.

O Manjaro Linux é um sistema operacional rápido, fácil de usar e orientado para desktop, baseado no Arch Linux.

Os principais recursos incluem processo de instalação intuitivo, detecção automática de hardware, modelo estável de lançamento contínuo, capacidade de instalar vários kernels, scripts Bash especiais para gerenciamento de drivers gráficos e ampla capacidade de configuração da área de trabalho.

O Manjaro Linux oferece o Xfce como as principais opções da área de trabalho, além do KDE, GNOME e uma edição minimalista da Net para usuários mais avançados. Também estão disponíveis tipos de desktops suportados pela comunidade.

Esse sistema usa o modelo de desenvolvimento conhecido como Rolling Release, para que os usuários existentes possam atualizar para a nova versão a partir do mesmo sistema operacional.

Acontece que a imutabilidade está se tornando um recurso essencial no cenário Linux atual, e mais distribuições estão começando a usá-la.

Por que digo isso? Surpreendentemente para muitos, o Manjaro baseado em Arch acaba de anunciar uma jogada ousada ao apresentar sua nova edição imutável, que está atualmente disponível para testes da comunidade.

Manjaro Linux agora tem uma variante imutável

Manjaro Linux agora tem uma variante imutável

Sim. O Manjaro Linux agora tem uma variante imutável. Sobre isso, Roman Gilg, CTO do Manjaro, compartilhou em uma postagem:

“Nosso plano é definitivamente que ele se torne uma variante oficial do Manjaro. Com a versão de teste da comunidade, agora estamos coletando algum feedback sobre o que as pessoas esperam de tal variante e o que ainda deve estar lá ou o que pode ser reduzido.”

Mas antes de prosseguirmos, vamos explicar a imutabilidade em poucas palavras para usuários não familiarizados. Simplificando, ela se refere ao conceito dos arquivos e configurações principais do sistema sendo definidos em um estado somente leitura.

Isso significa que processos regulares de sistema ou aplicativo não podem alterar esses componentes principais uma vez instalados.

Essa arquitetura aumenta significativamente a segurança e a estabilidade, evitando alterações não autorizadas ou acidentais que podem interromper ou comprometer o sistema.

O Manjaro Immutable é construído no Arkdep, um kit de ferramentas para construir, implementar e manter um sistema imutável, atômico e baseado em Btrfs.

Ele deriva do projeto Arkane Linux 32. Então, sim, essa variante do Manjaro aposta no sistema de arquivos Btrfs por baixo dos panos.

Mas vamos deixar algo claro: ele foi projetado para testar como um sistema imutável pode funcionar sob o guarda-chuva do Manjaro. Em outras palavras, agora, ele não é estável o suficiente para tarefas de computação diárias. Leve isso em consideração.

No entanto, embora esta versão seja experimental, é uma excelente oportunidade para entusiastas e desenvolvedores explorarem seus recursos e limitações.

Após a instalação, os usuários podem interagir com várias funcionalidades:

  • Atualizações do sistema: o sistema idealmente não deve mostrar nenhuma atualização após a instalação, sinalizando sua natureza imutável. Uma reinicialização do sistema deve seguir quaisquer atualizações realizadas.
  • Gerenciamento de pacotes: o Arkdep permite que os usuários comparem estados de pacotes entre diferentes imagens do sistema, exibindo adições, remoções ou atualizações.
  • Troca de sistema: os usuários podem alternar entre implantações do KDE e do GNOME, testando a flexibilidade e a robustez do gerenciamento baseado em imagem.
  • Reversões: um recurso de destaque dos sistemas imutáveis ​​é a capacidade de reverter para um estado anterior, o que o Manjaro Immutable facilita por meio de operações simples de linha de comando.

Além disso, embora tenha como padrão o ambiente de desktop GNOME 46, o Manjaro Immutable tem um recurso integrado que permite aos usuários alternar entre imagens do GNOME e do KDE.

Portanto, para alternar para o desktop Plasma, um usuário usaria o comando sudo arkdep deploy test-manjaro-kde.

Manjaro Linux agora tem uma variante imutável

Aguarde o download terminar, reinicie o sistema e aproveite o mais recente desktop Plasma 6.1.3 no Manjaro Immutable.
Manjaro Linux agora tem uma variante imutável

Requisitos do sistema e instalação

Para testar o Manjaro Immutable, os usuários precisarão de no mínimo 32 GB de armazenamento, com 64 GB recomendados para uma experiência mais
suave, e uma máquina capaz de inicialização UEFI.

A distribuição está disponível para download, e a instalação pode ser feita por meio de um instalador gráfico ou ferramentas de virtualização como VirtualBox ou QEMU, desde que o suporte UEFI esteja habilitado.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Manjaro Immutable

A imagem ISO do Manjaro Immutable já pode ser baixada acessando a página de download da distro.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile