Manjaro Linux 20 lançado com o ambiente Xfce 4.14 e mais

Philip Müller anunciou o lançamento do Manjaro Linux 20 com o ambiente Xfce 4.14 e outros recursos. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Manjaro Linux é um sistema operacional rápido, fácil de usar e orientado para desktop, baseado no Arch Linux. Os principais recursos incluem processo de instalação intuitivo, detecção automática de hardware, modelo estável de lançamento contínuo, capacidade de instalar vários kernels, scripts Bash especiais para gerenciamento de drivers gráficos e ampla capacidade de configuração da área de trabalho.

Manjaro Linux 20 lançado com o ambiente  Xfce 4.14 e mais
Manjaro Linux 20 lançado com o ambiente Xfce 4.14 e mais

O Manjaro Linux oferece o Xfce como as principais opções da área de trabalho, além do KDE, GNOME e uma edição minimalista da Net para usuários mais avançados. Também estão disponíveis tipos de desktops suportados pela comunidade.

Esse sistema usa o modelo de desenvolvimento conhecido como Rolling Release, para que os usuários existentes possam atualizar para a nova versão a partir do mesmo sistema operacional.

Agora, após várias semanas de desenvolvimento, a Manjaro GmbH & Co. KG lançou o Manjaro 20, com o codinome Lysia.

Novidades do Manjaro Linux 20

Em primeiro lugar, a nova versão continua disponível em três edições, a saber, Xfce, KDE e Gnome, cada uma combinada com sua própria série de melhorias.

De acordo com anúncio, a edição Xfce continua sendo oferta principal e recebeu a atenção que merece e apenas alguns podem afirmar oferecer uma experiência tão refinada, integrada e de ponta no Xfce.

Com esta versão, o sistema recebe o Xfce 4.14 e a equipe do sistema se concentrou principalmente em aprimorar a experiência do usuário com o gerenciador de desktop e janela, e também mudaram para um novo tema chamado Matcha.

Um novo recurso Display-Profiles permite armazenar um ou mais perfis para sua configuração de exibição preferida.

Também foi implementada a aplicação automática de perfis quando novos monitores são conectados.

Já a edição do KDE fornece ao ambiente de desktop Plasma 5.18 poderoso, maduro e rico em recursos, uma aparência e sensação únicas, que foram completamente redesenhadas em 2020.

O Plasma 5.18 vem com os temas do Breath2 e os mais recentes aplicativos do KDE 20.04. Outras melhorias, como as atualizações do Kate e a introdução do Plasma-Simplemenu, também são oferecidas nesta compilação.

E então, é a versão Gnome que acompanha a série 3.36 e apresenta novos recursos.

Sobre a versão do KDE Gnome, a equipe do Manjaro disse o seguinte:

“As extensões de shell do GNOME agora são gerenciadas usando um novo aplicativo de extensões que lida com a atualização, configuração e remoção ou desativação de extensões. Um botão Não perturbe foi adicionado ao popover de notificações. Por padrão, nosso próprio papel de parede dinâmico muda seu tema de cores ao longo do dia. Além disso, atualizamos o GDM e melhoramos muito o nosso Gnome-Layout-Switcher. Atualizamos nossa lista de pacotes pré-instalados, zsh é o novo shell padrão e os aplicativos agora são classificados em pastas em uma gaveta de aplicativos limpa.”

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Manjaro Linux 19

A imagem ISO do Manjaro Linux 19 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Post Views: 856

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.