Se você gosta do KDE e do Manjaro, a boa notícia é que o Manjaro KDE será o sistema operacional padrão do Pinebook Pro. Confira os detalhes e entenda!
O Pinebook Pro é um laptop especialmente voltado para aqueles que desejam ter um computador com muita autonomia, barato e em que a energia não é um fator determinante (algo ao qual devemos acrescentar a impossibilidade de executar aplicativos x86, pelo menos por padrão).
Agora, os responsáveis pelo Manjaro anunciaram através de fóruns oficiais que sua distribuição será o sistema operacional padrão do Pinebook Pro, o laptop PINE64 que se destaca pelo preço de U$$ 199 e inclui uma bateria de 10.000 mAh, um ultraje se considerarmos que usa um processador ARM (a tecnologia que os telefones celulares costumam usar, caso alguém esteja confuso).
Manjaro KDE será o sistema operacional padrão do Pinebook Pro
Segundo o fórum de Manjaro, “as reservas para nova produção começarão na quarta-feira (18 de março de 2020) e os embarques estão agendados para o início de maio”.
Por padrão, você usará a edição com o KDE Plasma, um ambiente de área de trabalho que há anos é uma combinação perfeita de versatilidade, energia e baixo consumo de recursos.
Manjaro aproveitou a oportunidade para aproveitar seu relacionamento com o PINE64 e as possibilidades oferecidas por sua distribuição no referido laptop ARM.
Quanto ao primeiro, ele comentou que “como muitos de vocês sabem, desenvolvemos e promovemos um relacionamento verdadeiramente especial com a equipe do PINE64 nos últimos 3 anos”, enquanto ele enfatizava que, junto com o apoio Da comunidade, as variantes KDE, XFCE e i3 do sistema estão disponíveis para o PineBook Pro.
“Essas versões apresentam um kernel Linux de última geração (5.6 no momento da redação) que suporta todos os principais recursos do Pinebook Pro, incluindo carregamento via USB Type-C, saída de vídeo USB Type-C e eles são compatíveis com uma série de estações que usam USB tipo C.”
Sobre o uso da edição com o KDE, sua escolha é: “O plasma utiliza o driver Panfrost GPU de código aberto para acelerar a aplicação e a área de trabalho”.
Escolher o Manjaro é uma boa opção para o Pinebook Pro, pois permite obter uma experiência completa da área de trabalho imediatamente e com uma série de ferramentas gráficas altamente competentes que facilitam a instalação de várias maneiras.
Por outro lado, desde que foi estabelecido como empresa, o Manjaro foi forçado a impulsionar seu sistema operacional de uma perspectiva mais comercial, o que explicaria a aliança anterior com a Tuxedo.
Esperamos que todos esses movimentos do Manjaro ajudem a distribuição a se tornar sustentável ao longo do tempo. No Pinebook Pro, veremos se a atual crise do Coronavírus não acaba alterando os planos do PINE64.
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE