Sem um motivo aparente, o Manjaro KDE ficará por um tempo no Plasma 5.24, o que tem deixado os usuários do sistema irritados.
O Manjaro é fornecido em diferentes ambientes gráficos populares para atender ao gosto dos seus usuários. Desses, um que se destaca é a versão que vem com o KDE.
Dito isso, o Plasma 5.25 chegou em meados de junho, e qualquer pessoa em uma distribuição de modelo de desenvolvimento Rolling Release espera ter o mais recente muito em breve.
Mas Manjaro tem outra filosofia. Embora alguns não gostem de ouvir, há quem diga que é uma distribuição “semi-Rolling Release”, ou seja, Rolling Release, mas não muito.
A verdade é que o branch 100% Rolling Release é Unstable, enquanto o Testing prepara as coisas para Stable.
O melhor exemplo disso que tivemos quando GNOME 40 e GTK4 chegaram. A Canonical não incluiu o GNOME 40 quando deveria, e o fez para melhorar a estabilidade e a confiabilidade.
Manjaro fez um pouco da mesma coisa: permaneceu por semanas (ou meses) no GNOME 3.38 e não subiu para a v40 até que eles tivessem certeza de que tudo estava indo decentemente.
O Plasma 5.25 não é um salto tão grande quanto o GNOME 40, então é um pouco surpreendente que ele ainda não tenha chegado ao ramo de testes.
Manjaro KDE ficará por um tempo no Plasma 5.24
No fórum Manjaro nem todo mundo está feliz. Como podemos ler neste tópico, ele se pergunta com um emoji irritado: “Ainda não há atualizações do KDE 5.25?”.
A resposta dos desenvolvedores não acalma as coisas: primeiro, diz-se que amanhã, 11 de julho, o Plasma 5.24.6 chegará à edição do KDE, enquanto o 5.25.3 chegará ao ramo Unstable.
Existem usuários que migraram para o ramo Unstable para poder usar a versão mais recente do Plasma, e é o que é recomendado, pois, segundo o projeto, o Manjaro ficará na 5.24 por meses:
“Também dentro da equipe de lançamento e mantenedores do KDE ISO, discutimos isso quando o 5.25 estiver pronto para nós. Ele fará parte do Manjaro versão 22.0, que pode sair em vários meses. Até lá, manteremos o 5.24, já que o lançamos com a versão Ruah. Aqueles que realmente querem o melhor e mais recente podem sempre mudar para o Unstable ou até mesmo se envolver no desenvolvimento do Manjaro.”
A explicação anterior não ajuda os mais ansiosos a manter a calma.
Eles não estão dizendo que o Plasma 5.25 é instável ou algo assim; eles apenas dizem que o 5.25 fará parte do Manjaro v22.0, como se estivessem segurando-o para usar como inicial quando chegar a hora.
Por esta razão, há usuários que dizem que estão adormecendo, que em “vários meses” o Plasma 5.26 estará disponível… e também há pessoas que garantem que o Plasma 5.25 não é tão bom quanto deveria ser.
Então, para quem prefere o ramo estável e evita surpresas, tenha paciência. Não se sabe se é por causa do título ou porque há problemas, mas a equipe de desenvolvedores da edição Manjaro KDE decidiu adiar as coisas.
Para quem quer o mais recente antes, eles recomendam a versão Unstable.