Conheça o Manjaro Cutefish Edition, um Linux com um design semelhante ao macOS. Confira os detalhes dessa nova variante do Manjaro.
Cutefish é um novo ambiente de área de trabalho (ish) para distribuições Linux que inclui elementos de design inspirados na Apple, incluindo um dock, ícones e tema de cores.
E o Manjaro Cutefish Edition é um spin/variante da comunidade com um design semelhante ao macOS para esta distro Linux
Manjaro Cutefish Edition, um Linux com um design semelhante ao macOS
Embora os desenvolvedores pareçam ter planos de lançar um sistema operacional chamado CutefishOS que é baseado no Arch Linux em breve, a maneira mais fácil de dar uma olhada no software no momento é com o novo Manjaro Cutefish Edition.
Este spin comunitário do Manjaro Linux vem com o dock de aplicativo Cutefish, gerenciador de arquivos, calculadora, barra de status, iniciador de aplicativo em tela inteira e outros pacotes pré-instalados.
E é uma visão muito boa do ambiente de desktop… embora também tenha uma aparência um pouco familiar.
Meu primeiro pensamento não foi apenas que Cutefish se assemelha ao macOS, mas também que se assemelha ao JingOS, uma distribuição Linux compatível com touchscreen projetada para tablets como o próximo JingPad A1.
Portanto, não fiquei surpreso ao descobrir que há um link para o site JingOS na seção “Amigos” na parte inferior do site CutefishOS. Na verdade, JingOS parece ser o único amigo da equipe.
Outras pessoas notaram algo mais sobre o JingOS – muitos dos elementos parecem ser portas de software desenvolvidas para CyberOS, outro sistema operacional baseado em Arch que, por sua vez, é projetado para se parecer com o ambiente de desktop Deepin.
O aplicativo Configurações, em particular, parece virtualmente idêntico em todos os três sistemas operacionais.
Isso não é necessariamente uma coisa ruim, já que é um utilitário de configurações atraente e fácil de navegar que facilita o ajuste das configurações de exibição, rede e aparência, entre outras coisas.
Na seção Aparência, por exemplo, há suporte para os modos claro e escuro e você pode personalizar alterando a fonte ou as cores de destaque.
E você pode alternar rapidamente entre os modos claro e escuro no menu suspenso que aparece quando você clica nos ícones de hora, energia ou volume na barra de status na parte superior da tela.
Além disso, você também pode alternar Wi-Fi e Bluetooth, ajustar o volume do áudio ou desligar, sair ou colocar o computador para hibernar neste menu.
No geral, Cutefish parece ser uma pele bastante simples, mas atraente para Manjaro ou outros sistemas operacionais baseados em Linux.
A edição Manjaro foi lançada pela primeira vez há apenas algumas semanas, e o projeto CutefishOS não parece ser muito mais antigo do que isso, então deve ser interessante ver para onde o software vai a partir daqui… e se ele diverge mais do Deepin e do CyberOS no futuro.