A PINE64 informou que o Manjaro ARM com KDE Plasma Mobile é o SO padrão do PinePhone, e portando, o novos aparelhos virão com esse sistema.
Depois de revelar no início deste mês que não haverá nenhum PinePhone Community Edition no futuro próximo, a PINE64 chocou a comunidade Linux ao revelar o fato de que eles decidiram por um sistema operacional padrão e ambiente de desktop para o popular telefone Linux.
E a PINE64, fabricante do smartphone Linux PinePhone, do tablet Linux PineTab e dos laptops Pinebook ARM, anunciaram o sistema operacional padrão e a interface gráfica do usuário para o PinePhone.
Aposto que alguns de vocês já devem ter adivinhado (eu quase entreguei a informação), mas a PINE64 selecionou o Manjaro Linux ARM como sistema operacional padrão para o PinePhone, bem como a moderna e madura IU Plasma Mobile do KDE como interface gráfica padrão.
Manjaro ARM com KDE Plasma Mobile é o SO padrão do PinePhone
Sendo assim, se você planeja comprar um PinePhone no futuro, quando ele estará de volta ao estoque, você deve saber que o smartphone com Linux virá com Manjaro Linux ARM e Plasma Mobile pré-instalados.
“Temos um relacionamento de longa data com a comunidade Manjaro e KDE, e ambos os projetos têm nos apoiado e nossos esforços desde o início do PINE64”, disse Lukasz Erecinski.
“A promessa que o Plasma Mobile manteve em seus estágios iniciais foi o fator decisivo para prosseguirmos com a criação de um smartphone Linux em primeiro lugar.”
Essa é uma notícia muito boa para os fãs do Linux, e não significa que o PINE64 vai esquecer todos os outros sistemas operacionais e DEs disponíveis para o PinePhone.
Na verdade, o PinePhone continua sendo um projeto de código aberto onde você pode instalar o sistema operacional e o ambiente de desktop de sua escolha, se você não gosta do Manjaro ARM ou do Plasma Mobile.
Como tal, a PINE64 anunciou sua intenção de continuar a apoiar o desenvolvimento do Linux móvel por vários meios que serão revelados nas próximas semanas, incluindo a venda de capas traseiras da marca para o PinePhone com logotipos de alguns dos sistemas operacionais disponíveis para o dispositivo, e doar o dinheiro para esses projetos.