E foi lançado o Manjaro 24 com o Plasma 6, GNOME 46, LXQt 2, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Manjaro Linux é um sistema operacional rápido, fácil de usar e orientado para desktop, baseado no Arch Linux.
Os principais recursos incluem processo de instalação intuitivo, detecção automática de hardware, modelo estável de lançamento contínuo, capacidade de instalar vários kernels, scripts Bash especiais para gerenciamento de drivers gráficos e ampla capacidade de configuração da área de trabalho.
O Manjaro Linux oferece o Xfce como as principais opções da área de trabalho, além do KDE, GNOME e uma edição minimalista da Net para usuários mais avançados. Também estão disponíveis tipos de desktops suportados pela comunidade.
Esse sistema usa o modelo de desenvolvimento conhecido como Rolling Release, para que os usuários existentes possam atualizar para a nova versão a partir do mesmo sistema operacional.
Agora, a equipe de desenvolvedores por trás de uma das mais populares distribuições baseadas no Arch Linux acaba de lançar o Manjaro 24.
Novidades do Manjaro 24
O Manjaro Linux baseado em Arch encantou sua vasta base de usuários com uma atualização massiva, fazendo a transição eficaz da versão atual 23.1 “Vulcan” para a nova versão 24.0 “Wynsdey”. Com mais de 8K atualizações de pacotes, a nova versão oferece muito.
Dito isso, vamos dar uma olhada em detalhes.
Manjaro 24.0 é a primeira distribuição a ser lançada com o recém-lançado kernel Linux 6.9 como opção padrão.
Ele traz melhor desempenho e estabilidade. Para aqueles que preferem kernels de suporte de longo prazo (LTS), Manjaro ainda oferece mídia de instalação com kernels LTS como 6.6 e 6.1.
No entanto, o que realmente entusiasma todos os usuários são os ambientes de desktop, e a edição Wynsdey tem muito a oferecer nesse sentido.
Manjaro 24.0 Plasma 6 Desktop
Depois de uma longa espera, os usuários do Manjaro finalmente têm a oportunidade de aproveitar o ambiente de desktop Plasma 6 (6.0.4) em toda a sua glória.
Ele apresenta muitos novos recursos, que são detalhados em nosso artigo dedicado ao tema. Aqui, destacaremos apenas os principais:
- Construído com base no Qt 6.7 e Frameworks 6.1
- Wayland como protocolo de servidor de exibição por padrão
- O que há de mais recente na coleção de aplicativos KDE Gear 24.02.2
- Suporte parcial a HDR
- Novos painéis flutuantes e configurações de painel redesenhadas
- Retorno do efeito Desktop Cube
- Novo efeito de visão geral
- Configurações para escolher seu tema sonoro preferido
- Novo alternador de tarefas padrão
- Cores de destaque mais relevantes
- Funcionalidades de pesquisa aprimoradas e melhor Night Light
- Melhorias de acessibilidade
Manjaro 24.0 GNOME 46 Desktop
Há muitos recursos novos para explorar e, embora você possa encontrar uma visão detalhada em nosso artigo abrangente sobre o assunto, aqui está um rápido resumo dos principais destaques do GNOME 46:
- Uma grande melhoria na funcionalidade de pesquisa de arquivos no aplicativo Arquivos, introduzindo uma nova pesquisa global.
- O rastreamento de quaisquer operações de arquivo agora foi realocado para o canto inferior esquerdo da interface de Arquivos.
- Os usuários agora podem selecionar seu formato preferido para exibir a data e hora nos arquivos na visualização de lista ou grade, com “ Simples ” ou “ Detalhado ” disponível.
- Alternância extremamente rápida entre visualizações de lista e miniaturas.
- Sistema de notificação aprimorado – as notificações agora apresentam funcionalidade recolhível e expansível.
- “ Configurações ” redesenhadas – um novo menu “ Sistema ” e configurações aprimoradas de “ Mouse e Touchpad ”.
- As contas online do GNOME agora possuem suporte integrado para Microsoft OneDrive.
- VRR (Variable Refresh Rates) está incluído como um recurso experimental, mas está desabilitado por padrão.
- Eficiência aprimorada do sistema com menor uso de memória de pesquisa, melhor gravação de tela, gerenciamento mais inteligente de recursos do visualizador de imagens e aplicativos de terminal GNOME mais rápidos.
Claro, devemos também destacar que a nova versão LXQt 2.0 já está disponível para fãs de ambientes de desktop leves.
Fora deles, porém, o Manjaro 24.0 também traz melhorias significativas na pilha gráfica.
O driver NVIDIA foi atualizado para 550.78 e o Mesa foi atualizado para 24.0.6, garantindo melhor desempenho para aplicativos com uso intensivo de gráficos. Além disso, o servidor Xorg foi atualizado para 21.1.13.
No espaço de escritório, a versão Wynsdey inclui as versões mais recentes do LibreOffice (24.2.3 e 7.6.6), Firefox (125.0.3) e Thunderbird (115.10.2), fornecendo aos usuários as ferramentas mais recentes para produtividade e comunicação .
Para quem confia na virtualização, a atualização inclui os mais recentes VirtualBox 7.0.18, Wine 9.8 e QEMU 9.0, oferecendo desempenho e compatibilidade aprimorados.
Os jogadores também irão apreciar as atualizações desta versão, incluindo vários pacotes relacionados a jogos e suporte padrão do Wayland para Steam Deck nas sessões do Plasma 6.
Por último, Manjaro 24.0 Wynsdey traz atualizações para gerenciamento de pacotes com Pacman 6.1.0, que inclui a remoção da opção SyncFirst.
O pacote libpamac também foi atualizado, embora os usuários possam enfrentar um problema de congelamento da interface do usuário, e o instalador do sistema operacional, Calamares, passou para a versão 3.3.6, garantindo um processo de instalação mais tranquilo.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Manjaro 24
Quando disponível, você pode baixar o Manjaro Linux 24 agora mesmo do site oficial se planeja instalar a distro baseada no Arch Linux em novos computadores.
Se você já estiver usando o Manjaro Linux em seu computador pessoal, tudo o que você precisa fazer para obter essas melhorias e componentes atualizados é certificar-se de que suas instalações estejam atualizadas executando o comando sudo pacman -Syu
em um emulador de terminal.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux