E foi lançado o Manjaro 22.1 com Gnome 43, KDE Plasma 5.27 e Xfce 4.18, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Manjaro Linux é um sistema operacional rápido, fácil de usar e orientado para desktop baseado no Arch Linux.
Os principais recursos incluem processo de instalação intuitivo, detecção automática de hardware, modelo estável de lançamento contínuo, capacidade de instalar vários kernels, scripts Bash especiais para gerenciar drivers gráficos e extensa configurabilidade de desktop.
O Manjaro Linux oferece Xfce como as principais opções de desktop, bem como KDE, GNOME e uma edição Net minimalista para usuários mais avançados. Os tipos de desktop suportados pela comunidade também estão disponíveis.
Agora, Philip Müller anunciou o lançamento do Manjaro Linux 22.1.0, uma compilação atualizada do conjunto de distribuição de lançamento contínuo do projeto com uma escolha de desktops KDE Plasma, Xfce e GNOME, bem como vários tipos de comunidade (com Budgie, Cinnamon, i3, MATE e Sway):
Novidades do Manjaro 22.1
A edição GNOME do Manjaro 22.1 recebeu várias atualizações para a série Gnome 43. Isso inclui muitas correções e polimentos quando o Gnome 43 foi lançado originalmente em setembro de 2022. Você pode encontrar as alterações feitas em cada lançamento pontual aqui: 43,1 4, 43,2, 43,3 1, 43,4 3, 43,5 37.
Os destaques da série de lançamentos 43 são:
Ele vem com um menu de status do sistema redesenhado, que permite alterar rapidamente as configurações comumente usadas. As configurações que anteriormente exigiam a busca em menus agora podem ser alteradas com o clique de um botão.
O novo design também facilita a visualização rápida do status de suas configurações.
O aplicativo interno Layouts Switcher ganhou alguns novos recursos, bem como várias melhorias e correções: Agora você pode criar seu próprio papel de parede dinâmico. Com Gradience você pode customizar seu tema de forma simples dentro do aplicativo.
Existem muitos presentes disponíveis para escolher ou você pode criar o seu próprio. Ao alternar um botão de opção, o tema do Firefox Gnome pode buscar sua versão mais recente automaticamente do upstream.
Além disso, conseguimos recuperar nossa marca verde. Portanto, criamos alguns pacotes Gnome que marcamos com Maia. Isso inclui cores de destaque, cores na tela de login, cores de pastas e temas Qt.
A edição Plasma do Manjaro 22.1 vem com a mais recente série Plasma 5.27 LTS e KDE Gear 22.12. Ele traz novas e empolgantes melhorias para sua área de trabalho.
Esta versão inclui um sistema de janela lado a lado, um tema de aplicativo mais elegante, ferramentas mais limpas e utilizáveis e widgets que oferecem mais controle sobre sua máquina.
Os designers do KDE têm trabalhado duro para reduzir o número de páginas no utilitário de configurações do sistema do Plasma e mover opções menores com outras configurações.
É o caso da configuração da animação na inicialização dos apps, que agora fica na página Cursores. Além disso, o botão Realçar configurações alteradas foi movido para o menu de hambúrguer para uma aparência mais limpa.
Migrar o Plasma para a nova tecnologia de servidor de exibição Wayland não foi tarefa fácil.
Mas, apesar do trabalho duro, está valendo a pena, pois o Wayland abre muitas novas maneiras de interagir com sua área de trabalho. O suporte a Wayland do Plasma 5.27 está melhor do que nunca, com muitas correções de bugs e melhorias de confiabilidade por toda parte!
Com a edição XFCE do Manjaro 22.1, agora temos o Xfce 4.18.
Aqui estão alguns destaques: Um novo recurso de destaque de arquivo (acessado a partir da caixa de diálogo de propriedades do arquivo) no gerenciador de arquivos Thunar permite definir uma cor de fundo personalizada e uma cor de texto de primeiro plano personalizada – uma maneira eficaz de chamar a atenção para arquivos específicos em um diretório carregado com tipos de mímica de aparência semelhante.
No assunto de encontrar arquivos, Thunar inclui pesquisa recursiva.
O painel seleciona um par de novas preferências. Primeiro, o comprimento do painel agora é configurado em pixels em vez de porcentagens, como antes.
Em segundo lugar, há uma nova opção “manter o painel acima das janelas”. Isso permite que as janelas de aplicativos maximizadas preencham a área atrás do painel, em vez de maximizar sua borda inferior ou superior para ficarem niveladas contra ele.
O Control Center agrupa todos os vários módulos da área de trabalho para gerenciar o sistema em uma janela fácil de usar.
Novas opções estão presentes em muitos deles. Por exemplo, você pode desativar as barras de cabeçalho nas caixas de diálogo do módulo Aparência; mostrar ou ocultar uma opção ‘excluir’ nos menus de contexto do arquivo no Desktop; e escolha um comportamento padrão de vários monitores antes de anexar uma tela adicional – muito útil, isso.
Kernel 6.1 LTS é usado para esta versão, como os drivers mais recentes disponíveis até o momento. Com 5.15 LTS e 5.10 LTS, oferecemos suporte adicional para hardware mais antigo, conforme necessário.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Manjaro 22.1
Quando disponível, você pode baixar o Manjaro Linux 22.1 agora mesmo do site oficial se planeja instalar a distro baseada no Arch Linux em novos computadores.
As edições oficiais estão disponíveis em normal e minimal no Xfce, KDE e GNOME.
Se você já estiver usando o Manjaro Linux em seu computador pessoal, tudo o que você precisa fazer para obter essas melhorias e componentes atualizados é certificar-se de que suas instalações estejam atualizadas executando o comando sudo pacman -Syu
em um emulador de terminal.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux