E foi lançado o Manjaro 21.3.0 com Calamares 3.2, GNOME 42 e Xfce 4.16. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.
O Manjaro Linux é um sistema operacional rápido, fácil de usar e orientado para desktop baseado no Arch Linux.
Os principais recursos incluem processo de instalação intuitivo, detecção automática de hardware, modelo estável de lançamento contínuo, capacidade de instalar vários kernels, scripts Bash especiais para gerenciamento de drivers gráficos e ampla capacidade de configuração de desktop.
O Manjaro Linux oferece o Xfce como as principais opções de desktop, bem como o KDE, GNOME e uma edição minimalista da Net para usuários mais avançados. Sabores de desktop suportados pela comunidade também estão disponíveis.
Agora, Philip Müller anunciou o lançamento do Manjaro Linux 21.3.0, a versão estável mais recente da distribuição de lançamento contínuo do projeto, oferecendo uma opção de desktops KDE Plasma, Xfce e GNOME.
Novidades do Manjaro 21.3.0
Manjaro 21.3.0 apresenta a versão final do Calamares v3.2. O módulo de partição ganhou mais suporte para partições LUKS. O módulo de usuários agora tem listas de nomes de login e host proibidos, para evitar configurações que atrapalhem a instalação.
No Manjaro 21.3.0, a edição GNOME recebeu uma grande atualização para o Gnome 42.
Para completar, uma nova preferência global de estilo de UI escuro chegou. Isso pode ser usado para solicitar que os aplicativos usem um estilo de IU escuro em vez de claro.
A nova configuração pode ser encontrada no novo painel Aparência no aplicativo Configurações e é seguida pela maioria dos aplicativos GNOME.
GTK 4 e libadwaita fornecem recursos de próxima geração para aplicativos GNOME, e muitos aplicativos GNOME começaram a usar esses componentes para GNOME 42.
Como resultado, esses aplicativos têm melhor desempenho, um novo estilo de interface de usuário moderno e novos elementos de interface do usuário.
O GNOME 42 inclui um conjunto valioso de melhorias de desempenho, pois a comunidade GNOME continua seu trabalho para melhorar a velocidade do sistema e o uso de recursos.
A edição Plasma vem com a mais recente série Plasma 5.24. O Plasma tem tudo a ver com personalização, e trabalhamos para tornar o processo claro e simples para que você possa adaptar seu ambiente exatamente como você gosta.
Os painéis da área de trabalho agora são mais fáceis de se mover e ficar em qualquer borda que você quiser, pois agora você pode arrastá-los de qualquer lugar na barra de ferramentas enquanto estiver no modo de edição.
Você pode aproveitar melhor o poder de vários desktops no Plasma 5.24 com o novo efeito Visão geral, que é muito semelhante ao funcionamento da Visão geral do GNOME.
Isso permite que você tenha uma visão de diferentes áreas de trabalho, interaja com todas as várias janelas e aplicativos abertos em segundo plano e a capacidade de pesquisar seu sistema também.
Agora é fácil se tornar um gênio do KRunner: clique no ícone do ponto de interrogação na barra de ferramentas e o KRunner mostrará uma lista de plugins disponíveis e como usá-los. Clique em um plug-in da lista e você verá todas as informações necessárias para usá-lo ao máximo.
Com a edição XFCE, temos agora o Xfce 4.16. O gerenciador de janelas recebeu muitas atualizações e melhorias novamente na área de composição e GLX.
O suporte para dimensionamento fracionário foi adicionado à caixa de diálogo de exibição, juntamente com o destaque do modo preferido de uma exibição com um asterisco e a adição de proporções ao lado das resoluções.
O gerenciador de configurações melhorou os recursos de pesquisa e filtro.
O gerenciador de arquivos Thunar recebeu um monte de correções e alguns recursos notáveis, incluindo pausa para operações de copiar/mover, suporte para transferência de arquivos em fila, lembrar configurações de visualização por diretório e suporte para transparência em temas Gtk.
O kernel 5.15 LTS é usado para esta versão, como os drivers mais recentes disponíveis até o momento. Com 5,4 LTS e 5,10 LTS, o sistema fornece suporte adicional para hardware mais antigo, conforme necessário.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Manjaro 21.3.0
A imagem ISO do Manjaro 21.3.0 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux