E foi lançado o Manjaro 21.1 com Kernel 5.13, GNOME 40 e instalador melhorado. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Manjaro Linux é um sistema operacional rápido, fácil de usar e orientado para desktop, baseado no Arch Linux. Os principais recursos incluem processo de instalação intuitivo, detecção automática de hardware, modelo estável de lançamento contínuo, capacidade de instalar vários kernels, scripts Bash especiais para gerenciamento de drivers gráficos e ampla capacidade de configuração da área de trabalho.
O Manjaro Linux oferece o Xfce como as principais opções da área de trabalho, além do KDE, GNOME e uma edição minimalista da Net para usuários mais avançados. Também estão disponíveis tipos de desktops suportados pela comunidade.
Esse sistema usa o modelo de desenvolvimento conhecido como Rolling Release, para que os usuários existentes possam atualizar para a nova versão a partir do mesmo sistema operacional.
Agora, o tão esperado lançamento do sistema operacional Manjaro 21.1 “Pahvo” já está disponível para download para todos os sabores suportados, apresentando muitas melhorias e componentes atualizados.
Novidades do Manjaro Linux 21.1
Manjaro 21.1 “Pahvo” chega quase cinco meses depois de Manjaro 21.0 “Ornara” e é o primeiro lançamento da distribuição baseada no Arch Linux a ser enviada com o melhor e mais recente ambiente de desktop GNOME 40 que apresenta uma Visão Geral das Atividades redesenhada, bem como várias outras mudanças visuais.
O Manjaro 21.0 “Ornara” foi lançado apenas com suporte para aplicativos GNOME 40, mas agora os usuários da edição GNOME podem finalmente desfrutar de um desktop GNOME 40 completo.
E, para aqueles que não gostam do novo design da Visão Geral das Atividades, há também o bom e velho layout vertical da área de trabalho.
Além disso, o navegador Firefox foi atualizado na edição GNOME para oferecer aos usuários um tema estilo desktop GNOME, que é habilitado por padrão, para uma aparência mais consistente.
Sob o capô, a nova versão do Manjaro Linux é alimentada pela última série de kernel Linux 5.13 e vem com um instalador Calamares bastante aprimorado que agora apresenta suporte Btrfs aprimorado e seleção de sistema de arquivos para particionamento automático.
Sobre isso, o anúncio diz que:
“Para instalações Btrfs, o layout de subvolume padrão foi aprimorado para reversões mais fáceis e menos espaço desperdiçado em instantâneos. Além disso, arquivos de swap no sistema de arquivos Btrfs agora são suportados.”
Por fim, a edição Xfce, que é a principal edição Manjaro, ainda usa o ambiente de desktop Xfce 4.16 mais recente, a edição KDE Plasma em Manjaro 21.1 Pahvo foi atualizada para a última e melhor série KDE Plasma 5.22, que apresenta agora uma seleção de software melhor e outras melhorias.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Manjaro Linux 21.1
Você pode baixar o Manjaro Linux 21.1 Pahvo agora mesmo do site oficial se planeja instalar a distro baseada no Arch Linux em novos computadores.
Para hardware mais antigo, Manjaro Linux também está disponível como ISOs alternativos com a série de kernel Linux 5.4 LTS.
Caso contrário, se você já estiver usando o Manjaro Linux em seu computador pessoal, tudo o que você precisa fazer para obter essas melhorias e componentes atualizados é certificar-se de que suas instalações estejam atualizadas executando o comando sudo pacman -Syu
em um emulador de terminal.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux