E foi lançado o primeiro Release Candidate do próximo Manjaro, o Manjaro 21.0-RC1. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.
O Manjaro Linux é um sistema operacional rápido, fácil de usar e orientado para desktop, baseado no Arch Linux. Os principais recursos incluem processo de instalação intuitivo, detecção automática de hardware, modelo estável de lançamento contínuo, capacidade de instalar vários kernels, scripts Bash especiais para gerenciamento de drivers gráficos e ampla capacidade de configuração da área de trabalho.
O Manjaro Linux oferece o Xfce como as principais opções da área de trabalho, além do KDE, GNOME e uma edição minimalista da Net para usuários mais avançados. Também estão disponíveis tipos de desktops suportados pela comunidade.
Esse sistema usa o modelo de desenvolvimento conhecido como Rolling Release, para que os usuários existentes possam atualizar para a nova versão a partir do mesmo sistema operacional.
Para aqueles que procuram distribuições baseadas no Arch Linux que fornecem uma experiência de desktop rápida e fácil, o Manjaro 21.0-rc1 é lançado como a versão de teste mais recente para esta opção popular.
Novidades do Manjaro 21.0-RC1
Manjaro 21.0-rc1 agora está desligado do kernel Linux 5.10 LTS enquanto mantém o Linux 5.4 LTS disponível para aqueles que o desejam em hardware mais antigo.
O Manjaro 21.0-RC1 também está usando o gerenciador gráfico de pacotes Pamac 10. O Pamac 10.0 foi lançado no final do ano passado com melhorias de desempenho, interação de banco de dados otimizada, usuários dinâmicos do systemd e outros novos recursos.
No lado da área de trabalho, o Manjaro 21.0-rc1 oferece as opções do GNOME 3.38, KDE Plasma 5.21 e Xfce 4.16. Manjaro 21.0 também está trazendo melhorias para seu instalador baseado em Calamares.
A edição Gnome do Manjaro 21.0-RC1 tem novos recursos empolgantes:
- GNOME 3.38 substitui as visualizações Freqüente e Todos os aplicativos anteriormente divididas por uma única visualização consistente e personalizável que permite reordenar os aplicativos e organizá-los em pastas personalizadas. Basta clicar e arrastar para mover os aplicativos.
- As configurações agora podem gerenciar os controles dos pais para contas de usuário padrão por meio da nova opção Controles dos pais na seção Usuários.
- O GNOME Shell agora pode controlar vários monitores com diferentes taxas de atualização, garantindo que você obtenha a melhor experiência possível em sua área de trabalho.
- Nos bastidores, a infraestrutura de gravação de tela no GNOME Shell foi aprimorada para aproveitar as vantagens do PipeWire e das APIs do kernel para reduzir o consumo de recursos e melhorar a capacidade de resposta.
A edição do KDE do Manjaro 21.0-RC1 trata de atualizar a aparência e a usabilidade do Plasma:
- Encontre, alcance e execute seus aplicativos de forma mais rápida e fácil do que nunca com o novo iniciador de aplicativos do Plasma.
- O novo iniciador apresenta dois painéis para simplificar a localização de seus programas e vem com teclado, mouse e entrada por toque aprimorados, aumentando a acessibilidade em toda a área.
- Plasma System Monitor é um novo aplicativo para monitorar recursos do sistema. O KDE está se esforçando para ter um suporte de primeira classe para o Wayland, e o Plasma 5.21 faz um grande progresso para atingir esse objetivo.
- Uma nova página para Configurações do sistema foi adicionada: as configurações do Firewall do Plasma. Este módulo de configuração permite definir e configurar um firewall para o seu sistema.
- O layout do widget do Media Player foi aprimorado e agora inclui a lista de aplicativos que reproduzem música atualmente no cabeçalho como uma barra de guias. Outra atualização é que a capa do álbum agora ocupa toda a largura do widget.
Com a edição XFCE do Manjaro 21.0-RC1, agora temos o Xfce 4.16:
- O gerenciador de janelas recebeu muitas atualizações e melhorias novamente na área de composição e GLX.
- O suporte para escala fracionária foi adicionado à caixa de diálogo de exibição, juntamente com o destaque do modo preferido de uma exibição com um asterisco e a adição de proporções ao lado das resoluções.
- O gerenciador de configurações melhorou os recursos de pesquisa e filtro.
- O gerenciador de arquivos Thunar recebeu um monte de correções e alguns recursos notáveis, incluindo pausa para operações de copiar/mover, suporte para transferência de arquivos enfileirados, lembrando configurações de visualização por diretório e suporte para transparência em temas Gtk.
Por último, mas não menos importante, o instalador Calamares também recebeu muitas melhorias.
Entre outras coisas, o Calamares agora tem uma tabela de “melhores palpites” de idiomas para cada país e quando o GeoIP está ativado, ele seleciona automaticamente o idioma desse país como padrão – o usuário pode, é claro, escolher um diferente.
O ‘melhor palpite’ é baseado em dados Unicode/ISO, que às vezes são duvidosos.
O Calamares também fornece uma tabela de mapeamentos de teclado de “melhor palpite”, permitindo a entrada do idioma nativo.
No entanto, nomes de usuário e senhas devem estar em US-ASCII (esta é uma limitação do sistema de login – algumas partes do sistema suportam entrada não ASCII, mas é melhor prevenir do que remediar).
Finalmente, confira abaixo a lista das atualizações regulares:
- Thunderbird está agora em 78.8.1
- Novo lançamento pontual do KDE-Apps 1 adicionado
- O LibreOffice lançou outras versões secundárias: 7.0.5, 7.1.1
- Firefox está agora em 86.0.1 2
- grub para 2.06-rc1 3
- Plasma 5.21.3 3 foi lançado ontem
- Os frameworks do KDE estão em 5.80.0
- Systemd está em 247,4 3, o que também reduz o tempo de inicialização
- gstreamer também foi atualizado
- Algumas atualizações do Gnome
- Limpeza de alguns pacotes grub de terceiros
- Outras atualizações regulares de upstream, incluindo python e haskell
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Manjaro Linux 21.0-RC1
A imagem ISO do Manjaro Linux 21.0-RC1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux