E foi lançado o Manjaro 2021-11-19 com KDE Plasma 5.23 e GNOME 41. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.
O Manjaro Linux é um sistema operacional rápido, fácil de usar e orientado para desktop, baseado no Arch Linux. Os principais recursos incluem processo de instalação intuitivo, detecção automática de hardware, modelo estável de lançamento contínuo, capacidade de instalar vários kernels, scripts Bash especiais para gerenciamento de drivers gráficos e ampla capacidade de configuração da área de trabalho.
O Manjaro Linux oferece o Xfce como as principais opções da área de trabalho, além do KDE, GNOME e uma edição minimalista da Net para usuários mais avançados. Também estão disponíveis tipos de desktops suportados pela comunidade.
Esse sistema usa o modelo de desenvolvimento conhecido como Rolling Release, para que os usuários existentes possam atualizar para a nova versão a partir do mesmo sistema operacional.
Agora, a equipe de desenvolvedores anunciou o lançamento do Manjaro 2021-11-19, uma nova versão estável.
Novidades do Manjaro 2021-11-19
Uma eternidade. Para um usuário deste sistema operacional, ter que esperar mais de um mês desde a versão estável anterior pareceu uma eternidade.
Mas a verdade é que sabíamos que algo grande estava por vir, e realmente aconteceu. Há alguns minutos, o Manjaro 2021-11-19 já está disponível para as instalações existentes e, sim, vem com muitas mudanças.
Como já sabíamos, ou imaginávamos, Manaro 2021-11-19 chegou com notícias muito importantes. Há poucos dias, em um “Teste”, eles disseram que uma das mudanças mais importantes era que a edição GNOME ia dar o salto para o GNOME 41, e esse salto acaba de ser feito.
Mas não é o único desktop a dar um salto importante, já que a edição KDE também passará para o Plasma 5.23, ou seja, para a edição do 25º aniversário.
Embora a postagem do blog sobre Manjaro 2021-11-19 não tenha sido atualizada no momento em que escrevemos este artigo, aqueles de nós que não podem esperar para conferir as novidades estão vinculados às informações publicadas há dois dias para a atualização Stable-Staging do passado dia 17:
- Os kernels foram atualizados. Eles recomendam que o 5.13 já atingiu o fim do seu ciclo de vida e que o 5.12 foi eliminado gradualmente.
- Pipewire foi atualizado para 0.3.40 3, o que traz melhor compatibilidade com Jack.
- Gnome 41.1.
- Depois de muito tempo, surge uma nova versão do Xorg-Server. 21.1, que traz novos recursos e pode quebrar a compatibilidade com os drivers da Nvidia.
- Finalmente, há a primeira versão estável do LxQt (1.0.0).
- KDE Plasma 5.23.3.
- Com a versão 470.86 o driver Nvidia para placas Keppler foi corrigido.
- Uma das atualizações apresentadas é o KDE Frameworks 5.88.
- O Nemo foi reconstruído e outros pacotes do Cinnamon foram atualizados.
- Ambos os espelhos do pacman e os espelhos brilhantes foram atualizados para que você possa gerar listas de espelhos com facilidade.
- Adicionado linux516 RC1. Até agora, apenas o driver Nvidia 470xx é construído com este novo kernel.
- Thunderbird 91.3.1 foi adicionado.
- Muitas atualizações Python e Haskell foram adicionadas.
- Outras atualizações regulares do mainstream.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Manjaro 2021-11-19
Você pode baixar o Manjaro 2021-11-19 agora mesmo do site oficial se planeja instalar a distro baseada no Arch Linux em novos computadores.
Para hardware mais antigo, Manjaro Linux também está disponível como ISOs alternativos com a série de kernel Linux 5.4 LTS.
Caso contrário, se você já estiver usando o Manjaro Linux em seu computador pessoal, tudo o que você precisa fazer para obter essas melhorias e componentes atualizados é certificar-se de que suas instalações estejam atualizadas executando o comando sudo pacman -Syu
em um emulador de terminal.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux