E foi lançado o Manjaro 2021-08-09 com KDE Plasma 5.22.4 e PulseAudio 15, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.
O Manjaro Linux é um sistema operacional rápido, fácil de usar e orientado para desktop, baseado no Arch Linux. Os principais recursos incluem processo de instalação intuitivo, detecção automática de hardware, modelo estável de lançamento contínuo, capacidade de instalar vários kernels, scripts Bash especiais para gerenciamento de drivers gráficos e ampla capacidade de configuração da área de trabalho.
O Manjaro Linux oferece o Xfce como as principais opções da área de trabalho, além do KDE, GNOME e uma edição minimalista da Net para usuários mais avançados. Também estão disponíveis tipos de desktops suportados pela comunidade.
Esse sistema usa o modelo de desenvolvimento conhecido como Rolling Release, para que os usuários existentes possam atualizar para a nova versão a partir do mesmo sistema operacional.
Vamos deixar uma coisa bem clara: embora isso já acontecesse na versão anterior, não, o Manjaro não cuida mais dos usuários do KDE. O que acontece é que a Comunidade KDE atualiza seu software com muita frequência, como o KDE Gear uma vez por mês ou o Plasma, que lança as primeiras versões de ponto em três semanas consecutivas.
Dito isso, agora foi lançado o Manjaro 2021-08-09, uma nova versão estável que será melhor para os usuários desta edição oficial.
Novidades do Manjaro 2021-08-09
Alguns dos kernels foram atualizados. E aqui lembram novamente que a série 5.12 está marcada como EOL, o que significa que não será mais atualizada e, por sua vez, estará exposta a quaisquer falhas de segurança que forem descobertas.
- O Xorg-Server 1.20.13 já tem as correções enviadas oficialmente.
- Mesa está agora na versão 21.1.6.
- Virtualbox está agora na versão 6.1.26.
- O PulseAudio foi atualizado para a versão 15.0, que traz melhorias ao Bluetooth.
- O plasma foi atualizado para a versão 5.22.4.
- Pipewire está agora na versão 0.3.33.
- Algumas atualizações do KDE-git e do Python.
- Outras atualizações regulares
Manjaro 2021-08-09 é uma versão estável e sua numeração coincide com o dia de seu lançamento. Não é uma nova ISO, mas seus pacotes aparecem como uma atualização nas instalações existentes. O ISO mais recente ainda é v21.0.7 e, ao que parece, não houve nenhum novo desde então, porque eles têm um bug para consertar. Eles estão atualmente lançando o Manjaro 21.1 RCs, que será a primeira imagem a usar o GNOME 40 no branch estável.
Novidades do Manjaro 2021-08-09
Deste lançamento, destaca-se que a edição KDE recebeu Plasma 5.22.4, disponível em KDE neon e Kubuntu + Backports desde 27 de julho. Quanto às atualizações gerais, ou seja, para todos os seus sabores, a chegada do PulseAudio 15.0 ou PipeWire 0.3.33 também se destaca.
Abaixo você encontra a lista de novidades que eles nos forneceram em seu fórum oficial.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Manjaro 2021-08-09
Você pode baixar o Manjaro 2021-08-09 agora mesmo do site oficial se planeja instalar a distro baseada no Arch Linux em novos computadores.
Para hardware mais antigo, Manjaro Linux também está disponível como ISOs alternativos com a série de kernel Linux 5.4 LTS.
Caso contrário, se você já estiver usando o Manjaro Linux em seu computador pessoal, tudo o que você precisa fazer para obter essas melhorias e componentes atualizados é certificar-se de que suas instalações estejam atualizadas executando o comando sudo pacman -Syu
em um emulador de terminal.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux