E foi lançado o Manjaro 20.2 com o Kernel 5.9, KDE Plasma 5.20 e GNOME 3.38. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Manjaro Linux é um sistema operacional rápido, fácil de usar e orientado para desktop, baseado no Arch Linux. Os principais recursos incluem processo de instalação intuitivo, detecção automática de hardware, modelo estável de lançamento contínuo, capacidade de instalar vários kernels, scripts Bash especiais para gerenciamento de drivers gráficos e ampla capacidade de configuração da área de trabalho.
O Manjaro Linux oferece o Xfce como as principais opções da área de trabalho, além do KDE, GNOME e uma edição minimalista da Net para usuários mais avançados. Também estão disponíveis tipos de desktops suportados pela comunidade.
Esse sistema usa o modelo de desenvolvimento conhecido como Rolling Release, para que os usuários existentes possam atualizar para a nova versão a partir do mesmo sistema operacional.
Agora, a equipe de desenvolvimento do Manjaro Linux anunciou a disponibilidade geral do Manjaro Linux 20.2 como o segundo ponto de lançamento para a série Manjaro Linux 20.
Novidades do Manjaro 20.2
O Manjaro 20.2 chega cerca de três meses após Manjaro 20.1 Mikah para trazer a você todas as melhores e mais recentes tecnologias GNU/Linux e software de código aberto.
Sob o capô, a versão Manjaro Nibia é alimentada pela série de kernel Linux 5.9 mais recente e excelente para suporte de hardware de alto nível, usa o gerenciador de pacotes Pamac foi atualizado para a versão 9.5.12 e inclui o Haskell usual e outras atualizações upstream.
Comparado ao Manjaro 20.1, o Manjaro Linux 20.2 atualiza o ambiente de desktop KDE Plasma do Plasma 5.19 para a versão mais recente do Plasma 5.20.4 e o ambiente de desktop GNOME da ramificação do GNOME 3.36 para a versão mais recente do GNOME 3.38.2.
A edição GNOME apresenta novas opções de tiling no GNOME Layout Switcher, instalação estilo OEM para facilitar a instalação do Manjaro no computador do seu amigo, fontes de terminal aprimoradas, bmenu aprimorado para gerenciamento de sistema no terminal e Plymouth para animação de inicialização em sistemas instalados.
Por outro lado, a edição principal do Manjaro Linux mantém o ambiente de desktop leve Xfce 4.14, já que o Xfce 4.16 ainda está em obras e deve ser lançado no início de 2021.
E se o Cinnamon é a sua preferência, você também encontrará o mais novo ambiente de desktop Cinnamon 4.8 nos repositórios de software.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Manjaro 20.2
Para novas implantações ou se você deseja reinstalar seu computador Manjaro, você pode baixar as imagens Xfce, GNOME e KDE Plasma ISO do site oficial ou usando os links de download direto abaixo.
A imagem ISO do Manjaro Linux 20.2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Imagens ISO mínimas estão disponíveis para download para todos os três tipos também, alimentadas pelo kernel Linux 5.4 LTS com suporte de longo prazo.
No entanto, se você já estiver executando o Manjaro 20.0 em seu computador pessoal, tudo o que você precisa fazer é executar o comando sudo pacman -Syu
em um emulador de terminal para instalar todas as atualizações de software e correções de segurança mais recentes.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux