E foi lançado o Manjaro Linux 20.1.2 com drivers NVIDIA 455 e a solução para BleedingTooth. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Manjaro Linux é um sistema operacional rápido, fácil de usar e orientado para desktop, baseado no Arch Linux. Os principais recursos incluem processo de instalação intuitivo, detecção automática de hardware, modelo estável de lançamento contínuo, capacidade de instalar vários kernels, scripts Bash especiais para gerenciamento de drivers gráficos e ampla capacidade de configuração da área de trabalho.
O Manjaro Linux oferece o Xfce como as principais opções da área de trabalho, além do KDE, GNOME e uma edição minimalista da Net para usuários mais avançados. Também estão disponíveis tipos de desktops suportados pela comunidade.
Esse sistema usa o modelo de desenvolvimento conhecido como Rolling Release, para que os usuários existentes possam atualizar para a nova versão a partir do mesmo sistema operacional.
Agora, a equipe do Manjaro Linux anunciou a disponibilidade geral do lançamento do Manjaro 20.1.2.
Novidades do Manjaro Linux 20.1.2
Esta é a segunda atualização de manutenção do Mikah, e desta vez eles não adicionaram uma lista muito longa de novos recursos.
É algo que surpreende, e ainda mais considerando que pensei que viria com a nova versão do Plasma (5.20). Ao que parece, esse não será o caso até o lançamento da v20.2 do sistema operacional.
O que podemos confirmar, porque o acrescentaram à lista das novidades mais marcantes, é que incluíram duas especialmente importantes. O primeiro é que eles incluíram os drivers da Nvidia 455.
O segundo é que eles já corrigiram o bug do kernel conhecido como BleedingTooth, então agora o Manjaro é um pouco mais seguro, pelo menos se fizermos upload e usarmos uma versão kernel mais recente. Embora muitas outras distribuições já lançaram o patch para resolver este problema.
Abaixo, estão os destaques de Manjaro 20.1.2:
- Eles atualizaram seus kernels. Manjaro 20.1.2 usa Linux 5.8.16 por padrão, mas Linux 5.9.1 pode ser instalado.
- Firefox, Palemoon e Brave foram atualizados para suas versões mais recentes.
- Pamac 9.5.12. Pamac é a ferramenta GUI para instalação de software, diferente do Pacman. Comento isso porque tem gente que os confunde.
- NVIDIA atualizou seus drivers para 455.
Manjaro 20.1.2 é o número da versão que eles incluíram nas novas ISOs, porque o sistema operacional usa o modelo de desenvolvimento Rolling Release e todos os novos pacotes já estão disponíveis para instalação em Pamac ou com sudo pacman -Syu para o usuários existentes.
Como de costume, já está disponível na versão principal, XFCE, e no KDE e GNOME, ambas as versões oficiais. Posteriormente, as versões da comunidade também serão atualizadas, entre as quais também temos versões com desktops Cinnamon, Budgie ou MATE.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
A próxima versão principal será Manjaro 20.2, com um codinome começando com N e cuja data de lançamento ainda não foi revelada.
Baixe e experimente o Manjaro Linux 20.1.2
A imagem ISO do Manjaro Linux 20.1.2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
No entanto, se você já estiver executando o Manjaro 20.0 em seu computador pessoal, tudo o que você precisa fazer é executar o comando sudo pacman -Syu
em um emulador de terminal para instalar todas as atualizações de software e correções de segurança mais recentes.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux