Conheça o MangoPi MQ Pro, uma alternativa ao Raspberry Pi Zero com chip RISC-V. Confira os detalhes desse mini PC, revelados até agora.
Uma empresa de computadores de placa única chamada MangoPi começou a testar um novo mini PC MQ Pro que parece ser um clone do Raspberry Pi Zero que é alimentado por um processador RISC-V em vez de um chip baseado em ARM.
MangoPi MQ Pro, uma alternativa ao Raspberry Pi Zero com chip RISC-V
MangoPi revelou o MangoPi-MQ1 original no final do ano passado, oferecendo uma placa projetada para levar o Allwinner F133-A – uma variante RAM-on-board do chip Allwinner D1 que alimenta a placa de desenvolvimento Nezha RISC-V – e fornecer um Linux funcional – computador de placa única com capacidade para menos de US$ 10 em produção em massa.
Com o Nezha sendo lançado por US$ 99 – e agora custando mais – não é surpresa que o conceito tenha se mostrado interessante.
Agora, a empresa mostrou uma nova variante, que abandona a abordagem básica para uma placa mais cheia de recursos – emprestando muito do layout da popular família Zero de computadores de placa única do Raspberry Pi.
O MangoPi MQ Pro ainda não está disponível para compra e a empresa ainda não compartilhou muitos detalhes, mas uma série de postagens recentes no Twitter nos dá uma ideia do que esperar.
Super tiny #risc_v #Linux #opensource board. MangoPi-MQ1 / (麻雀)
Testing. and then opensource !
1G RV, 512Mbit, DSI, RGB, CSI, WiFi, BT4 pic.twitter.com/6YzNa3Bvxn— MangoPi SBC? (@mangopi_sbc) October 25, 2021
A placa troca o Allwinner F133-A pelo D1 original, exigindo um módulo de RAM separado. Sim. No coração do pequeno computador está um processador Allwinner D1, que é o mesmo processador RISC-V de 1 GHz, núcleo único e 64 bits que vimos usado em outros pequenos dispositivos baratos, incluindo o Sipeed Lichee e o Nezha.
Com um formato semelhante ao Raspberry Pi Zero, podemos esperar que o sistema meça cerca de 2,6″ x 1,2″, tornando-o um dos sistemas mais compactos de seu tipo até hoje, mas graças a um leitor de cartão microSD para armazenamento, em suporte WiFi e Bluetooth, duas portas USB-C e uma porta HDMI, o MangoPi MQ Pro deve funcionar como um computador completo sem a necessidade de placas de suporte – embora o MangoPi também esteja testando o sistema com uma operadora placa que adiciona recursos como portas Ethernet e USB tipo A de tamanho normal.
Há também um cabeçalho GPIO de 40 pinos que pode ser usado para complementos e depuração, entre outras coisas.
MangoPi criou um repositório GitHub para o MQ-Pro, mas atualmente está vazio. Portanto, talvez tenhamos que esperar um pouco mais por detalhes técnicos, preços e disponibilidade.
O MQ-Pro será o segundo mini PC da MangoPi com processador RISC-V. O primeiro foi o ainda menor MangoPi MQ de 1,6″ x 1,6″, que possui um processador Allwinner D1s, 64 MB de RAM, duas portas USB-C, leitor de cartão microSD, WiFi e Bluetooth, mas nenhuma porta de saída de vídeo tradicional (embora haja um conector DSI FPC de 15 pinos).