MakuluLinux 2019.01.25 lançado – Confira as novidades e baixe

O desenvolvedor Jacque Montague Raymer anunciou o lançamento do MakuluLinux 2019.01.25. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.


MakuluLinux é uma distribuição baseada no Debian/Ubuntu que fornece uma experiência de usuário elegante, suave e estável em qualquer computador.

MakuluLinux 2019.01.25 lançado - Confira as novidades e baixe
MakuluLinux 2019.01.25 lançado – Confira as novidades e baixe

E para conseguir isso, ele inclui pré-instalados codecs multimídia, drivers de dispositivos e software para uso diário.

Novidades do MakuluLinux 2019.01.25

MakuluLinux 2019.01.25 lançado - Confira as novidades e baixe

O principal destaque do MakuluLinux 2019.01.25 são os experimentos com gestos de mouse. Isso permite que os usuários, opcionalmente, usem seu computador quase totalmente sem o auxílio de um teclado.

O sistema de gestos opcional permitirá que os usuários naveguem em seus computadores mal tendo que tocar em um teclado, se assim desejar.

Os usuários mais tradicionais não precisam ativar gestos, eles podem simplesmente usar o sistema operacional da mesma maneira que eles são usados ​​para navegar no Linux.

O Core também oferece muitos recursos de ‘acesso instantâneo’ como um comutador de papel de parede de um clique ou uma opção 3D de um clique, controlar facilmente todos os aspectos do seu SO com apenas alguns cliques.

O Core usa uma combinação de uma dock estilo Cairo para aplicativos favoritos e um display de menu circular estilo rotativo. Essa abordagem é inovadora e atraente.

Raymer tomou emprestado o recurso de applets Web de uma distro anterior que ele desenvolveu chamada “LeThe”. No Core, ele é integrado à barra de aplicativos Web e é um recurso útil.

Isso permite que você vá diretamente para um ponto da Internet frequentemente visitado sem a bagagem de usar um navegador da Web completo.

Além disso, você pode ter um navegador Web aberto e usar os aplicativos Web de forma independente.

Os applets Web são ativados e desativados facilmente com um único clique. Você pode acessar o atalho para a barra de ferramentas de Web Applets no painel inferior ou no gerenciador de configurações.

O Core vem com algumas URLs predefinidas mapeadas para ícones. É fácil configurar ícones adicionais de inicialização de aplicativos da Web.

Esses applets Web são adicionados ao uso da memória e não são recomendados para uso em sistemas com pouca memória. O desenvolvedor recomenda habilitar esse recurso somente em sistemas com pelo menos 4 GB de RAM disponíveis.

O Core suporta um recurso de face-lift, que elimina a necessidade de reinstalar completamente quando uma atualização falha. Este script de face-lift permite que os usuários redefinam a área de trabalho para sua aparência atual.

No início de sessão inicial, a rotina pede aos usuários para selecionar um limite de janela predefinido e um esquema de cores GTK.

Essa é uma repetição do processo de inicialização quando o DVD inicializa o computador host em uma sessão ativa.

Você pode alterar suas seleções facilmente no painel de configurações do gerenciador de temas. Esse novo recurso é único. A exibição muda de cor dependendo de qual tema GTK está selecionado.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o MakuluLinux 2019.01.25

A imagem ISO do MakuluLinux 2019.01.25 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.