Conheça o Maiyunda M1, um mini PC Alder Lake-N com 4 slots SSD NVMe. Confira os detalhes e especificações desse pequeno computador.
O Maiyunda M1 é um computador pequeno, barato e de baixo consumo de energia que parece ter sido projetado para redes domésticas e aplicativos de armazenamento.
Maiyunda M1, um mini PC Alder Lake-N com 4 slots SSD NVMe
Disponível na China com preços a partir de 1.380 CNY (cerca de US$ 190) para modelos barebones, o pequeno computador tem um processador Intel Alder Lake-N e suporte para até 32 GB de RAM, o pequeno computador tem alguns recursos incomuns, incluindo quatro LAN de 2,5 GbE portas na parte traseira e suporte para até cinco SSDs PCIe NVMe para armazenamento.
O pequeno computador possui um corpo em liga de alumínio que mede 165 x 148 x 59 mm (6,5″ x 5,8″ x 2,3″) e um design incomum que permite adicionar ou remover facilmente armazenamento graças aos slots de liberação rápida para quatro dos SSDs em na parte frontal do sistema, embora você também possa cobri-los com um painel removível quando não precisar de acesso fácil.
Devo observar que a folha de especificações parece sugerir que esses slots de liberação rápida podem estar disponíveis apenas nos modelos “M1 Pro”, e não no “M1 Plus”, portanto, nem todas as versões do computador possuem esse recurso.
Outra característica interessante é que, quer você tenha a versão Pro ou Plus, quatro dos cinco slots M.2 do computador suportam placas M.2 2280 ou M.2 22110 mais longas, enquanto o quinto slot é apenas M.2 2280.
Também vale a pena ter em mente que os quatro controladores LAN Intel i226 2,5 GbE ocupam muitas pistas PCIe do computador, então os SSDs têm apenas uma pista cada. E há apenas um slot SODIMM para memória DDR5-4800 de canal único.
Todas as portas Ethernet estão na parte traseira do computador, onde você também encontrará portas DispliayPort 1.4 e HDMI 2.0, uma entrada de alimentação de 12 V DC e duas portas USB 2.0 Tipo A.
Na frente há uma única porta USB 3.2 Tipo A e mais duas portas USB 2.0, além de um leitor de cartão SD e um botão liga / desliga.
Embora fosse bom ter mais algumas portas USB de alta velocidade, não tenho certeza se os processadores Alder Lake-N da Intel realmente suportariam isso em um sistema que já está alocando tantos de seus recursos de E/S para armazenamento e rede .
As versões básicas do Maiyunda M1 são alimentadas por um chip Intel Processor N100 quad-core, mas a empresa também oferece modelos com processador Intel Core i3-N305 octa-core.
Na verdade, Maiyunda anunciou o M1 Mini pela primeira vez em outubro, mas agora está disponível na China, e uma série de análises de vídeo começaram a aparecer no YouTube nos últimos dias.
Não há informações sobre se ou quando este pequeno computador/servidor/dispositivo de armazenamento estará disponível fora da China, mas espero que ele (ou um sistema semelhante) apareça no AliExpress em algum momento.