Magisk 24 lançado com suporte ao Android 12, e sem MagiskHide

Muito aguardado por seus usuários, finalmente foi lançado o Magisk 24 com suporte ao Android 12, porém, sem MagiskHide.

Magisk é um utilitário popular para fazer root e personalizar telefones Android através da instalação de módulos.

A versão mais recente traz suporte para Android 12 e um novo recurso chamado Zygisk que pode trazer suporte para módulos novos e mais poderosos que podem executar código em todos os processos de aplicativos Android.

Novidades do Magisk 24

Magisk 24 lançado com suporte ao Android 12, e sem MagiskHide
Magisk 24 lançado com suporte ao Android 12, e sem MagiskHide

Mas o Magisk 24 também marca o fim de alguns recursos: o desenvolvedor John Wu encerrou o suporte para um repositório centralizado do Magisk Modules e ele não está mais desenvolvendo o MagiskHide.

Agora que não há mais um repositório centralizado, os desenvolvedores podem especificar um URL de atualização que o Magisk usará para verificar se há atualizações.

Dessa forma, você poderá continuar recebendo atualizações entregues diretamente pelo desenvolvedor.

Enquanto isso, o MagiskHide era um recurso que permitia aos usuários enganar alguns aplicativos Android para pensar que um dispositivo não estava enraizado e/ou seu bootloader não estava desbloqueado.

Alguns aplicativos, incluindo aplicativos bancários e de pagamento móvel, usam o recurso SafetyNet do Google para impedir que você os use em dispositivos que foram adulterados por motivos de segurança, e o MagiskHide permitiu que você continuasse usando esses aplicativos em dispositivos com root, já que você provavelmente era a pessoa que decidiu adulterar o seu dispositivo e esperamos estar ciente dos riscos.

Outros aplicativos, incluindo alguns jogos e serviços de streaming de vídeo, contam com o SafetyNet para evitar pirataria ou trapaça.

Wu disse que estava cansado do jogo de gato e rato envolvido em manter o MagiskHide funcionando, porque envolvia abrir brechas na segurança do Google… que o Google geralmente corrigia, exigindo uma nova compilação.

Agora, o próprio Wu está trabalhando na equipe de segurança da plataforma Android do Google e revelou meses atrás que terminaria seu trabalho no MagiskHide.

Mas isso não significa que você não pode mais contornar o SafetyNet em um telefone Android com root. Várias soluções de terceiros surgiram nos últimos meses, incluindo:

  • Universal SafetyNet Fix – Módulo Magisk do desenvolvedor kdrag0n (use a versão Zygisk com Magisk v24/Android 12)
  • Shamiko – Módulo Magisk em andamento, disponível para download em um grupo do Telegram
  • ih8sn – Método experimental que não envolve Magisk, mas que permite falsificar valores prop para passar nas verificações SafetyNet, desenvolvido por membros da equipe LineageOS, mas não um projeto oficial do LineageOS

Outras mudanças no Magisk v24 incluem suporte para dispositivos que não podem executar código de 32 bits e que são apenas de 64 bits e várias correções de bugs e suporte aprimorado para alguns dispositivos da Sony, Meizu, Oppo, OnePlus e Realme.

Para saber mais sobre essa versão do Magisk 24, acesse a nota de lançamento.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.