E foi lançado o Mageia 9 com o kernel 6.4, Plasma 5.27.5, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Mageia é um fork do Mandriva Linux formada em setembro de 2010 por ex-funcionários e colaboradores da popular distribuição Linux em francês.
Ao contrário da Mandriva, que é uma entidade comercial, o projeto Mageia é um projeto comunitário e uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é desenvolver um sistema operacional gratuito baseado em Linux.
Agora, Nicolas Lécureuil anunciou a disponibilidade do primeiro candidato a lançamento para a próxima Mageia 9.
Novidades do Mageia 9
Desenvolvido pela série de kernel Linux 6.4, Mageia 9 está aqui com um espaço de disco menor para instalações mínimas ao desabilitar os pacotes recomendados, adoção de SQLite para o banco de dados RPM para gerenciamento mais rápido de pacotes e compactação Zstd para as imagens stage1.
Sim. O Mageia 9 é uma boa atualização que traz muitas atualizações de pacotes junto com outras mudanças fundamentais, como mudar para SQLite para seu banco de dados de pacotes RPM.
Esta versão também descarta o código NFS bifurcado de 15 anos para suporte NFS, que agora é feito usando ferramentas do sistema, permite especificar uma porta diferente de “80” ao usar um servidor HTTP, alterna cURL em vez de GNU Wget para baixar pacotes durante a instalação e ativa o serviço do sistema NetworkManager por padrão no KDE Plasma live ISO.
“Isso permite que as conexões de rede sejam gerenciadas através da ferramenta de configurações do sistema Plasma, bem como pelas ferramentas tradicionais de gerenciamento de rede Mageia”, disseram os desenvolvedores.
O suporte de hardware foi aprimorado na Mageia 9, pois usa a pilha gráfica Mesa 23.1, um tipo de kernel-linus com kernel vanilla stock e sem qualquer conjunto de patches extra, suporte para os drivers proprietários mais recentes da NVIDIA nos repositórios não-livres, fora de- suporte integrado para descarregamento de GPU Prime nos drivers Nouveau e uma nova ferramenta chamada Mageia-prime para configurar NVIDIA Prime em sistemas suportados.
Mageia 9 também suporta PulseAudio e PipeWire como servidores de som, mas ainda o padrão é PulseAudio. Aqueles que desejam usar o PipeWire podem mudar do PulseAudio através do Mageia Control Center.
O ambiente de desktop padrão da Mageia sempre foi o KDE Plasma, que foi atualizado para o Plasma 5.27.5 e acompanhado pelos pacotes de software KDE Frameworks 5.105 e KDE Gear 23.04.1.
Outros desktops suportados incluem GNOME 44.2, Xfce 4.18, LXQt 1.3.0, MATE 1.26.0 e Cinnamon 5.6.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Mageia 9
O sistema operacional é distribuído como imagens ISO dinâmicas com os ambientes de desktop Plasma, GNOME e Xfce do KDE, suportando esses últimos computadores de 32 e 64 bits, além de imagens de instalador clássicas para computadores de 32 e 64 bits .
A imagem ISO do Mageia 9 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux