Mageia 8 lançado com kernel 5.10 LTS e melhor suporte a NVIDIA Optimus

E foi lançado o Mageia 8 com kernel 5.10 LTS e melhor suporte a NVIDIA Optimus. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Mageia é um fork do Mandriva Linux formada em setembro de 2010 por ex-funcionários e colaboradores da popular distribuição Linux em francês.

Ao contrário da Mandriva, que é uma entidade comercial, o projeto Mageia é um projeto comunitário e uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é desenvolver um sistema operacional gratuito baseado em Linux.

Depois de estar em desenvolvimento por mais de um ano e meio, o sistema operacional Mageia 8 agora foi oficialmente lançado como uma grande atualização para esta distro bifurcada do Mandriva Linux.

Novidades do Mageia 8

Mageia 8 lançado com kernel 5.10 LTS e melhor suporte a NVIDIA Optimus
Mageia 8 lançado com kernel 5.10 LTS e melhor suporte a NVIDIA Optimus

Sob o capô, Mageia 8 usa RPM 4.16.1.2 para gerenciamento de pacote, DNF 4.6.0 como gerenciador de pacote alternativo, GNU C Library 2.32, GCC 10.2, LLVM 11.0.1, GTK 4.1.0, Java 11, Mono 6.10, libvirt 7.0 , Xen 4.14, Python 3.8.7, Perl 5.32.1, Ruby 2.7.2, Rust 1.49.0 e PHP 8.0.2.

Mageia 8 também é alimentado pela série de kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo, prometendo excelente suporte de hardware e em combinação com uma pilha de gráficos atualizada que consiste em Mesa 20.3.4 e X.Org Server 1.20.10, a distribuição oferece suporte aprimorado para GPUs AMD e NVIDIA.

Mageia 8, que melhora o desempenho do tempo de inicialização, principalmente remove dependências no Python 2, e as informações de gerenciamento de pacote agora são compactadas usando Zstd para tornar a atualização de análise de dados do pacote mais rápida.

Sim. dentre as mudanças importantes incluídas no Mageia 8 são sessões live mais rápidas devido ao uso de Zstd para compactar o sistema de arquivos base e detecção de hardware otimizada, suporte para criptografar a partição de persistência na sessão live, suporte aprimorado para o sistema de arquivos NILFS2, suporte para montagem do Windows 10 Sistemas de arquivos NTFS, instalação mínima inicializável em LUKS, suporte NFS aprimorado e um modo de resgate aprimorado.

Para as GPUs AMD Radeon mais recentes, a Mageia 8 usa o driver gráfico AMDGPU de código aberto, enquanto o driver gráfico Radeon é usado para placas mais antigas.

Por outro lado, o driver gráfico gratuito Nouveau é usado para GPUs NVIDIA, e Mageia 8 promete suporte melhorado para notebooks NVIDIA Optimus.

De acordo com as notas de lançamento, os proprietários de laptops NVIDIA Optimus agora têm “três maneiras de se beneficiar do poder de sua GPU discreta”.

Isso inclui instalar o driver gráfico NVIDIA proprietário dos repositórios e usar uma ferramenta experimental chamada mageia-prime para configurar o suporte NVIDIA Prime e usar totalmente sua placa gráfica NVIDIA, usando o pacote Bumblebee para conectar um monitor à GPU NVIDIA e usando o Nouveau drivers para descarregamento de GPU NVIDIA Prime por meio da variável de ambiente DRI_PRIME=1.

Mageia 8 está disponível em três edições live com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.20.4 construído sobre o Qt 5.15.2 e acompanhado pelos pacotes de software de código aberto KDE Frameworks 5.76 e KDE Applications 20.12.0, o desktop GNOME 3.38.3 ambiente rodando no Wayland por padrão, e o ambiente de desktop Xfce 4.16.

Também incluídos nos repositórios estão LXQt 0.16.0, Cinnamon 4.8.3, MATE 1.24.2 e Enlightenment 24.2.

Mageia 8 Xfce Mageia 8 GNOME Mageia 8 também promete oferecer “uma plataforma muito boa para jogadores intensivos e casuais”, análise de metadados de pacote mais rápida usando Zstd em vez de XZ para os metadados Urpmi, suporte para o gerenciador de inicialização rEFInd como uma alternativa para GRUB2 em sistemas UEFI, suporte para um kernel Linux padrão (kernel-linus) que não inclui nenhum patchset extra, um aplicativo Mageia Welcome renovado e suporte ARM aprimorado.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Mageia 8

O sistema operacional é distribuído como imagens ISO dinâmicas com os ambientes de desktop Plasma, GNOME e Xfce do KDE, suportando esses últimos computadores de 32 e 64 bits, além de imagens de instalador clássicas para computadores de 32 e 64 bits .

A imagem ISO do Mageia 8 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.