Para a alegria dos usuários dos usuários de computadores da Apple, os Macs com processadores M1 e M2 agora podem executar o GIMP.
Os usuários da Apple que usam dispositivos baseados em M1 e M2 agora podem aproveitar a primeira versão estável do editor de imagens GIMP para essas arquiteturas.
Macs com processadores M1 e M2 agora podem executar o GIMP
Desde a versão 2.8.2, o GIMP é executado no macOS/OSX nativamente. Ao mesmo tempo, os usuários do macOS que usam dispositivos baseados na nova arquitetura M1 e M2 da Apple também podem usar o poderoso editor de imagens GIMP gratuito.
Ainda assim, nenhuma das versões disponíveis tinha status estável.
Como esperado, isso resultou em vários problemas que impediam os usuários do macOS de utilizar totalmente o software. Felizmente, este não é mais o caso.
Ontem, os desenvolvedores do GIMP lançaram pela primeira vez uma versão estável do GIMP, 2.10.32, do popular editor de imagens gratuito e de código aberto para usuários de dispositivos movidos a silício da Apple (baseados na arquitetura M1 e M2).
Os seguintes se enquadram neste grupo:
- MacBook Pro (13 polegadas, M2, 2022)
- Mac Studio (2022)
- MacBook Pro (14 polegadas, 2021)
- MacBook Pro (16 polegadas, 2021)
- iMac (24 polegadas, M1, 2021)
- Mac mini (M1, 2020)
- MacBook Air (M1, 2020)
- MacBook Pro (13 polegadas, M1, 2020)
Se você não tem certeza de qual chip seu dispositivo Mac usa, é fácil verificar. Para descobrir, em computadores Mac equipados com silício da Apple, o menu “Sobre este Mac” mostra uma seção denominada “Chip”, seguida do nome do chip.
O GIMP 2.10.32 é a versão mais recente do editor gráfico, lançado em junho deste ano. Ele inclui algumas melhorias significativas, sendo as mais notáveis o suporte para arquivos CMYK TIFF de 8 e 16 bits e suporte para glifos localizados.
Os usuários de silício da Apple têm duas versões do GIMP 2.10.32 disponíveis como pacotes de instalação DMG – uma para M1 e outra para dispositivos baseados em M2.
Quando você visita a página de download do GIMP, o site tenta determinar qual você está usando. No entanto, se a detecção automática não for bem-sucedida, certifique-se de obter o correto para sua arquitetura.
Para mais detalhes, você pode consultar o anúncio oficial.