Mac DIY portátil é o computador que a Apple nunca construirá

Um entusiasta dos Hackintoshes criou algo inédito, e a obra dele, um Mac DIY portátil é o computador que a Apple nunca construirá.

Os iPads e MacBooks da Apple têm os mesmos processadores hoje em dia, e você pode até executar aplicativos iOS em um Mac… mas você não pode executar aplicativos Mac em um iPad ou iPhone porque a Apple continua a fazer uma distinção entre Macs (laptops e desktops sem telas sensíveis ao toque) e dispositivos iOS (tablets e telefones com tela touch).

Mas tudo isso se aplica apenas a hardware feito pela Apple. As pessoas que constroem Hackintoshes (PCs DIY que executam macOS) têm outras idéias.

E uma dessas pessoas até fez um Mac portátil que executa o macOS Big Sur, a versão mais recente do sistema operacional para laptop e desktop da Apple.

Mac DIY portátil é o computador que a Apple nunca construirá

Mac DIY portátil é o computador que a Apple nunca construirá
Mac DIY portátil é o computador que a Apple nunca construirá

Esse Mac DIY portátil é o computador que a Apple nunca construirá. O dispositivo é alimentado por um computador de placa única LattePanda Alpha com um processador Intel Core m3-8100Y e 8 GB de RAM mais um SSD, placa sem fio, uma tela LCD e uma bateria que foi modificada para caber em uma caixa impressa em 3D.

O desenvolvedor também adicionou um teclado físico e touchpad e equipou o sistema com uma placa de circuito impresso personalizada para conectar todo o hardware e permitir que tudo interaja corretamente.

Ele também suporta saída de vídeo para um monitor externo, permitindo que você use o pequeno computador como um portátil ou um pequeno computador de mesa. Entendeu porque eu disse que esse Mac DIY portátil é o computador que a Apple nunca construirá?

Você pode encontrar mais informações sobre o hardware, além das etapas de montagem no vídeo do construtor no YouTube… bem como os desenvolvedores lamentam por coisas que poderiam ter corrido melhor nesta construção DIY (do it yourself, ou faça você mesmo).

As pessoas vêm construindo Hackintoshes há anos, tornando possível usar o sistema operacional da Apple em um hardware que pode ser mais barato, mais poderoso ou geralmente diferente do que você obteria se comprasse o Mac equivalente mais próximo.

Mas agora que a Apple começou a distribuir Macs com seus próprios processadores e começou a trilhar um caminho que provavelmente verá o fim do suporte para chips Intel nos próximos anos, não está claro qual será o futuro do cenário Hackintosh.

Dito isso, se as pessoas puderem desmontar um Nintendo Wii e convertê-lo em um console de videogame portátil, tenho certeza de que alguém descobrirá maneiras de modificar os Macs de acordo com sua preferência… mesmo que o próprio sistema operacional não funcione necessariamente em hardware de terceiros.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.