Descubra porque o MaboxLinux oferece uma experiência Openbox imbatível no Manjaro. Conheça mais um pouco e descubra onde baixar essa distro.
Manjaro é uma ótima distribuição. Os repositórios oficiais e AUR, juntamente com o suporte para pacotes Snap e Flatpak, tornam praticamente tudo instalável a partir do Pamac, e eu pessoalmente não tive problemas sérios com este sistema baseado em Arch Linux.
Ele possui uma versão comunitária com i3 e outra com Sway, mas o MaboxLinux inclui por padrão algo que fica entre um ambiente gráfico completo e um gerenciador de janelas como os dois anteriores.
MaboxLinux oferece uma experiência Openbox imbatível no Manjaro
O MaboxLinux usa o Openbox, que é definido como um gerenciador de janelas, mas não é tão rígido quanto o i3/Sway.
Para começar, porque tem um menu sempre visível a partir do qual podemos aceder às nossas aplicações e diferentes configurações, também disponíveis com o botão direito do rato no ambiente de trabalho; continuar, pois os aplicativos não abrem em tela cheia e dividem a área de trabalho em duas; e finalmente, porque META + Intro não produz um terminal. Faz com META + T, mas não em tela cheia.
Para todo o resto, este é um Manjaro projetado para ser usado principalmente com o teclado, mas a opção de mouse ou touchpad é mais real do que no i3 ou Sway.
Ele também foi projetado para ser rápido, o que o torna perfeito para computadores com poucos recursos ou até mesmo para instalá-lo em um pendrive com armazenamento persistente. Em uma sessão ao vivo, a RAM que ele consome é pouco mais de 400 MB.
Como na versão i3 (não me lembro do Sway com certeza), por padrão temos a “folha de dicas” à esquerda, para poder usar os atalhos de teclado (eles podem ser configurados) e saber a todo momento como fazer mova o Openbox do MaboxLinux, como META para abrir o menu do aplicativo, META + W para o navegador ou META + 1-4 para alternar entre os desktops.
Quanto aos aplicativos que ele traz por padrão, temos:
- Navegador Web: Firefox.
- Gerenciador de arquivos: PCManFM.
- Terminal: existem vários, entre os quais Sakura e Terminator.
- Geany.
- Gerenciador de partição: GParted.
- Ferramenta de captura: Flameshot.
- Leitor de música: Audacious.
- Media player: mpv.
- Visualizador de documentos: qpdfview.
O melhor é que é rápido. Ele perde em atrativos, mas isso não importa muito para usuários que preferem desempenho aprimorado. É baseado no Manjaro, portanto, é uma versão contínua e podemos atualizar para sempre, por isso é uma opção a ser considerada.
MaboxLinux oferece uma experiência Openbox imbatível no Manjaro – Baixe e experimente o MaboxLinux
Se você está interessado em experimentar, algo que eu recomendo, a página do projeto está neste endereço, de onde você pode baixar a imagem ISO que já inclui tudo do Manjaro 21.1.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux