Usado inicialmente apenas nos computadores/laptops da Apple, agora M1 para iPad Pro fará ele suportar até 16 GB de RAM e 2 TB de armazenamento.
Há anos que a Apple fabrica alguns dos processadores baseados em ARM de mais alto desempenho. Inicialmente, a empresa usou esses chips em dispositivos móveis como iPhone e iPad, mas no ano passado a empresa lançou seu chip ARM mais poderoso até agora e estreou nos laptops MacBook Air e MacBook Pro 13 mais poderosos até hoje.
Agora, esse mesmo chip está chegando aos tablets da Apple.
M1 para iPad Pro fará ele suportar até 16 GB de RAM e 2 TB de armazenamento
Sim. O novo iPad Pro 2021 é equipado com um processador Apple M1, que, segundo a empresa, traz um aumento de 50 por cento no desempenho da CPU em relação ao chip Apple A12Z Bionic usado na geração anterior do iPad pro. O desempenho gráfico também aumentou em até 40%.
O novo iPad Pro vem em dois tamanhos, com o modelo de 11 polegadas sendo vendido por $ 799 ou mais e uma versão de 12,9 polegadas (com tela de qualidade superior) a partir de $ 1099. Ambos estarão à venda em 30 de abril e serão lançados na segunda quinzena de maio.
Os processadores Apple M1 usados nos novos tablets iPad Pro apresentam uma CPU de 8 núcleos, gráficos de 8 núcleos e um mecanismo neural de 16 núcleos. Mas esta não é a única atualização nos tablets deste ano.
Os novos modelos de iPad Pro da Apple são os primeiros tablets da empresa a suportar até 16 GB de RAM e até 2 TB de armazenamento, e o armazenamento é duas vezes mais rápido do que os tablets da geração anterior.
Basicamente, você obtém todo o desempenho que espera de um MacBook Pro 13, mas em um formato de tablet.
Mas a Apple ainda faz uma distinção cada vez mais arbitrária entre seus laptops e tablets – Macs rodam MacOS e iPads rodam iPadOS.
Embora agora você possa executar aplicativos iOS em Macs com chips M1, não é possível executar aplicativos macOS em iPads, mesmo que tenham o mesmo processador.
Existem pelo menos cinco outras coisas que diferenciam os iPads Pro deste ano de seus predecessores:
- Os novos modelos estão disponíveis com suporte opcional para conectividade 5G. Observe que você precisará pagar US $ 200 a mais por esse recurso.
- A Apple atualizou as portas USB-C para portas Thunderbolt 3 / USB 4 com suporte para velocidades de transferência de dados de 40 Gbps e conexões Ethernet de 10 Gbps.
- Há uma nova câmera frontal TrueDepth ultra-wide de 12 MP que pode “girar” automaticamente para segui-lo conforme você se move, usando um recurso “Center Stage”.
- O sistema de câmera Pro e M1 Neural Engine e ISP permitem novos recursos, incluindo Smart HDR 3, digitalização aprimorada em pouca luz e realidade aumentada aprimorada, tela verde e outros efeitos.
- O novo iPad Pro de 12,9 polegadas da Apple é o primeiro com uma tela Liquid Retina XDR.
Vale a pena examinar esse último item com mais detalhes. Como há muito se dizia, a Apple está trazendo a tecnologia mini LED para a série do iPad, começando com o iPad Pro de 12,9 polegadas.
Enquanto o modelo do ano passado tinha 72 luzes LED, o deste ano tem mais de 10.000 minúsculas luzes LED espalhadas pela tela e organizadas em cerca de 2.600 zonas de dimerização locais.
A Apple diz que o sistema permitiu à empresa igualar a qualidade de seu Pro Display XDR em um dispositivo mais compacto como o iPad Pro de 1,5 libra, que mede apenas 6,5 mm de espessura.
Você obtém uma faixa dinâmica extremamente alta, 1000 nits de brilho ou 1600 nits de brilho máximo, uma relação de contraste de um milhão para um e ampla gama de cores.
E se você quiser usar os modelos iPad Pro de 11 ou 12,9 polegadas com um monitor externo, ambos agora funcionam com o 6K Pro Display XDR da Apple agora que têm portas Thunderbolt 3 com suporte para 4X a largura de banda de transferência de dados da geração anterior Tablets iPad Pro.
O iPad Pro de 12,9 polegadas tem uma tela de 2732 x 2048 pixels com 264 pixels por polegada, e o tablet mede 11,04″ x 8,46″ x 0,25″ e tem peso inicial de cerca de 1,5 libra. Tem uma bateria de 40,88 Wh e o tablet vem com um carregador USB-C de 20W.
O modelo de 11 polegadas da Apple é um tablet de 1,03 libra que mede 9,74″ x 7,02″ x 0,23″ e que possui uma tela retroiluminada por LED de 2388 x 1668 pixels (264 ppi) e uma bateria de 28,65 Wh.
Apesar das diferenças na capacidade da bateria, a Apple diz que ambos os tablets devem ter até 10 horas de duração da bateria enquanto navegam na web por WiFi ou reproduzem vídeos, ou 9 horas ao fazer essas coisas por meio de uma conexão de dados móvel, se você optar por um modelo de suporte a redes de celular.