E foi lançado o LyX 2.4 com novos recursos e melhorias. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.
LyX é um processador de texto e marcação TeX/LaTeX, ou seja, com este editor você pode editar visualmente o layout do documento em uma visualização WYSIWYM e o documento resultante é salvo em Formato LaTeX, mas o texto pode ser importado e exportado para vários formatos.
LyX combina o poder e a flexibilidade do TeX/LaTeX com a facilidade de uso de uma interface gráfica.
Isto resulta em suporte de classe mundial para a criação de conteúdo matemático (através de um editor de equações totalmente integrado) e documentos estruturados como artigos acadêmicos, teses e livros.
Além disso, elementos básicos da autoria científica, como lista de referências e criação de índices, são padrão. Mas você também pode usar o LyX para criar uma carta, um romance, uma peça de teatro ou um roteiro lyx-2-4-lancadode filme.
Uma ampla variedade de layouts de documentos prontos e bem projetados está integrada.
O LyX é para pessoas que desejam que sua escrita tenha uma ótima aparência, assim que sai da caixa. Chega de mexer interminavelmente em detalhes de formatação, atributos de fonte “pintados a dedo” ou mexer nos limites das páginas.
Você acabou de escrever. Na tela, o LyX se parece com qualquer processador de texto; sua saída impressa – ou PDF ricamente referenciado, igualmente produzido – não se parece com nada mais.
Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão e ramo de desenvolvimento do processador de texto LaTeX multiplataforma, o LyX 2.4.0.
Novidades do LyX 2.4
Nesta nova versão, que é apresentada no LyX 2.4.0, as opções de design visual das tabelas foram ampliadas. Ao inserir uma nova tabela, agora você pode selecionar estilos de tabela predefinidos e também criar seus próprios estilos.
Além disso, foi adicionado suporte para o uso de separadores horizontais mesclados ou divididos para indicar o agrupamento de colunas em uma tabela.
No LyX 2.4 uma nova caixa de diálogo foi introduzida para selecionar modelos e arquivos com exemplos.
Esta nova caixa de diálogo exibe informações de forma estruturada e inclui exemplos e modelos do diretório do usuário e o processo de salvar os modelos no diretório pessoal foi simplificado através do menu “Arquivo → Salvar como modelo…”.
Na barra de ferramentas foram incluídos botões que mostram o histórico de operações anteriores para alterar as propriedades do texto e colar da área de transferência.
No LyX 2.4, a opção de selecionar estilos de caracteres personalizados foi adicionada através da mesma barra de ferramentas.
Além disso, no LyX 2.4.0 agora é possível selecionar dicionários personalizados para verificar a ortografia de documentos individuais e foi implementado suporte para criar uma lista de palavras ou frases individuais que são ignoradas durante a verificação ortográfica.
Por outro lado, o LyX 2.4.0 introduz várias alterações nas caixas de diálogo, por exemplo na caixa de diálogo de pesquisa e substituição, que foi redesenhada e agora pode ser anexada como um painel integrado na parte inferior ou separada numa janela separada.
A caixa de diálogo de configuração do Bib(la)TeX foi modificada para exibir as bases de dados bibliográficas disponíveis e selecionadas em um só lugar.
A opção de selecionar a codificação de texto em relação a arquivos individuais também foi adicionada e a caixa de diálogo para seleção de módulos foi redesenhada.
Os módulos disponíveis agora são exibidos divididos em categorias, e uma função de pesquisa rápida por nome de módulo e nome de arquivo foi adicionada.
Das outras mudanças que se destacam no LyX 2.4, temos:
- A implementação da linguagem de marcação de documentos DocBook foi completamente redesenhada. Agora ele suporta a especificação DocBook 5 e permite salvar documentos nos formatos DocBook e ePub.
- Adicionada a capacidade de salvar documentos no formato HTML5 usando elementos
<section>
(anteriormente, apenas HTML legado era compatível). - Adicionados modos de pesquisa conforme você digita uma consulta e pesquisa/substitui apenas na área de texto selecionada.
- Uma nova opção foi adicionada para exibir números de linha no documento.
- A lista de comandos e fontes LaTeX suportados foi expandida.
- Os recursos para rastrear alterações em um documento foram significativamente aprimorados.
- Suporte para tema escuro foi incluído.
- A interface para configuração das propriedades do documento foi completamente renovada.
- A facilidade de edição de equações matemáticas foi melhorada.
- Agora é possível selecionar diferentes formatos de inserção de data e hora.
- Adicionada a capacidade de definir o modo de alinhamento para todo o conteúdo flutuante.
Para saber mais sobre essa versão do LyX, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o LyX
Para instalar a versão mais recente do LyX nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor LaTeX LyX no Linux via Flatpak
Como instalar o incrível editor LyX no Ubuntu e derivados