E foi lançado o LXQt 2 com suporte completo ao Wayland, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
LXQt é um dos mais recentes ambientes desktop de código aberto, e também o sucessor do LXDE. LXQt é resultado da fusão entre os projetos LXDE-Qt e Razor-qt.
Ele é um ambiente de desktop leve, modular, super rápido e fácil de usar. Esse ambiente é uma boa opção para quem não quer ficar no Unity/Gnome ou quer experimentar novos ares.
O LXQt usa o gerenciador de janelas Openbox, gerenciador de arquivos PCManFM-Qt (que é um port em qt do PCManFM), o painel de desktop razor-panel, bem como outros itens Qt, como seus Core Components.
Ele também é o desktop leve usado por sistemas operacionais que não buscam muitas opções de personalização ou produtividade, mas sim focados no desempenho.
Agora, confirmando as expectativas, o Projeto LXQt lançou o LXQt 2 como a versão estável mais recente deste ambiente de desktop leve baseado em Qt derivado do projeto de ambiente de desktop LXDE.
Novidades do LXQt 2
Sim. O ambiente de desktop LXQt 2.0 foi lançado como um marco importante, trazendo suporte ao Qt 6 e avançando no suporte ao protocolo de exibição Wayland para mais componentes.
LXQt 2.0 adiciona suporte Wayland para mais componentes, como módulo de desktop do gerenciador de arquivos PCManFM-Qt, LXQt Runner e notificações de desktop LXQt.
O painel LXQt também oferece suporte Wayland para posicionar o painel usando o “protocolo shell de camada”. Os compositores Wayland que suportam o “protocolo shell de camada” incluem LabWC, Wayfire, kwin_wayland, Hyprland, Sway e outros.
Segundo os desenvolvedores:
“Agora, PCManFM-Qt pode fornecer um desktop real não apenas com gerenciadores de janelas X11 independentes de desktop, mas também com compositores Wayland que implementam ‘protocolo shell de camada’, como aqueles baseados em wlroots ou KWin.”
O LXQt 2.0 foi totalmente portado para a estrutura de aplicativos Qt 6 mais recente para fornecer aos usuários uma interface de usuário mais moderna. No entanto, isso não significa que aplicativos baseados em Qt 5 não sejam suportados.
Esta versão também apresenta um novo menu de aplicativos padrão para o Painel LXQt chamado Fancy Menu, apresentando “Favoritos”, “Todos os Aplicativos” e pesquisa aprimorada.
O desenvolvimento do LXQt está confiante de que o próximo lançamento principal, LXQt 2.1, será totalmente compatível com Wayland.
Os componentes que precisam ser portados para o Wayland incluem ScreenGrab, LXQt Global Shortcuts, barra de tarefas e indicador de teclado do LXQt Panel, algumas configurações de entrada e configurações de monitor, botão liga / desliga e bloqueio de tela.
Os desenvolvedores disseram que:
“Wayland será o alvo principal do LXQt 2.1.0, assim como o Qt6 foi para o LXQt 2.0.0. A maioria dos compositores Wayland possui ferramentas que podem ser usadas em vez deles, de modo que uma sessão LXQt-Wayland já é possível para usuários avançados.”
QTerminal é o único aplicativo cuja porta Qt6 será lançada separadamente – complicações foram encontradas devido à remoção de codificações legadas no Qt6. Até então, sua versão 1.4.0 do Qt5 poderia ser usada.
Para saber mais sobre essa versão do LXQt, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
O LXQt 2 em breve estará disponível para instalação a partir dos repositórios de software estáveis de várias distribuições Linux, portanto, fique de olho nos repositórios de software estáveis para a nova versão e atualize assim que estiver disponível para aproveitar todas essas melhorias e novos recursos.