LXQt 2.1 Preview lançado com sessões Wayland modulares

E foi lançado o LXQt 2.1 Preview com sessões Wayland modulares, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

LXQt é um dos mais recentes ambientes desktop de código aberto, e também o sucessor do LXDE. LXQt é resultado da fusão entre os projetos LXDE-Qt e Razor-qt.

Ele é um ambiente de desktop leve, modular, super rápido e fácil de usar. Esse ambiente é uma boa opção para quem não quer ficar no Unity/Gnome ou quer experimentar novos ares.

O LXQt usa o gerenciador de janelas Openbox, gerenciador de arquivos PCManFM-Qt (que é um port em qt do PCManFM), o painel de desktop razor-panel, bem como outros itens Qt, como seus Core Components.

Ele também é o desktop leve usado por sistemas operacionais que não buscam muitas opções de personalização ou produtividade, mas sim focados no desempenho.

À medida que nos aproximamos de meados de novembro, a equipe LXQt está se preparando para lançar o LXQt 2.1, e há muito o que se animar. Esta próxima versão apresenta uma sessão Wayland experimental e traz outras melhorias que aprimoram a experiência geral do usuário.

Novidades do LXQt 2.1 Preview

LXQt 2.1 Preview lançado com sessões Wayland modulares

Uma das adições mais significativas no LXQt 2.1 é o suporte experimental para sessões Wayland. Um novo pacote, “lxqt-wayland-session”, estará disponível para instalação.

Alinhado com a filosofia modular do LXQt — “não incomode os usuários com coisas indesejadas ou não utilizadas” — os usuários que preferem continuar com o X11 não notarão nenhuma alteração, a menos que instalem este pacote.

Ao instalar o “lxqt-wayland-session”, as “Configurações de sessão” apresentarão novas opções personalizadas para o Wayland.

No entanto, como o Wayland difere consideravelmente do X11, alguns recursos não estão disponíveis, e o compositor, em vez do LXQt, agora gerencia certas configurações. Consequentemente, você pode encontrar mensagens indicando configurações não suportadas.

Além disso, os usuários do LXQt poderão escolher entre uma variedade de compositores do Wayland. Qualquer compositor compatível com wlroots deve funcionar perfeitamente com o kwin_wayland.

Pronto para uso, o LXQt 2.1 oferecerá suporte a:

  • Hyprland
  • Labwc
  • KWin
  • Niri
  • Sway
  • River
  • Wayfire

Cada um deles vem com um arquivo de configuração básico para você começar. Além disso, o suporte para vários bloqueadores de tela, como swaylock, waylock e hyprlock, está incluído, garantindo que seu sistema permaneça seguro no Wayland.

Também é importante observar que nem todos os aplicativos são compatíveis com o Wayland. Programas como redshift e certos gerenciadores de área de transferência podem não funcionar no Wayland.

Para atenuar isso, o LXQt 2.1 permitirá que suas configurações de inicialização automática sejam limitadas apenas a sessões X11.

Por outro lado, aplicativos exclusivos do Wayland, como kanshi ou xdg-desktop-portal-wlr, podem ser iniciados por qualquer compositor, aumentando a flexibilidade da sua configuração.

Além disso, correções gerais e soluções alternativas foram implementadas para melhorar a compatibilidade do Wayland. Por exemplo, a janela da área de trabalho do PCManFM-Qt agora oferece melhor suporte para configurações de vários monitores no Wayland.

Além do suporte ao Wayland, o LXQt 2.1 apresentará vários aprimoramentos de estilo:

  • Cores da paleta dinâmica : quando você altera o tema, as cores da paleta correspondentes agora são aplicadas automaticamente em todo o sistema.
  • Cores de dicas de ferramentas personalizáveis : as cores das dicas de ferramentas na área de trabalho e em outros lugares agora podem ser estilizadas usando paletas.
  • Ícones da barra de ferramentas configuráveis : você pode ajustar os tamanhos dos ícones nas barras de ferramentas de acordo com suas preferências.
  • Botões estáveis ​​da barra de tarefas : os botões da barra de tarefas não mudam mais de posição ao abrir ou fechar janelas, proporcionando uma experiência mais consistente.
  • Melhorias no QTerminal : Texto aprimorado e ícones adicionados para itens de menu “Split Terminal” para melhorar a usabilidade.
  • Fontes legíveis do relógio : foi corrigido um problema que causava fontes ilegíveis no relógio ao usar os temas “KDE-Plasma” e “Leech”.
  • Central de configuração aprimorada : as dicas de ferramentas na Central de configuração agora são mais informativas e padronizadas, além de aparências estilizadas.

Além do acima, várias outras melhorias foram feitas:

  • Funcionalidade de pesquisa aprimorada : a pesquisa do Fancy Menu agora oferece suporte a nomes executáveis.
  • Modo “Não perturbe” aprimorado : você pode ativar “ Não perturbe ” diretamente no ícone da bandeja de notificações.
  • Nota sobre o relógio mundial : Uma nota útil nas configurações do relógio mundial lembra que clicar com o botão do meio no relógio permite que você visualize diferentes fusos horários.
  • Configuração de miniaturas remotas corrigida : a opção “ Mostrar miniaturas remotas ” no PCManFM-Qt agora funciona corretamente.
  • Ajustes no QTerminal : o menu suspenso e as configurações no QTerminal foram refinados para uma melhor experiência do usuário.
  • Favoritos atualizados : os favoritos foram migrados para um novo local para melhorar a organização.
  • Limpeza do menu de contexto : a opção inutilizável “ Inverter seleção ” foi removida do menu de contexto da pasta.
  • Atalhos na área de trabalho : agora você pode usar o atalho “ Ctrl+Shift+A ” para inverter seleções na área de trabalho.
  • Melhorias nas caixas de diálogo : os rótulos nas caixas de diálogo de propriedades de arquivo não são mais truncados.
  • Correções de controle de áudio : foram corrigidos os limites da caixa de rotação de deslocamento em pavucontrol-qt.
  • Memória de configurações do monitor : a caixa de diálogo de configurações do monitor agora lembra o tamanho de janela anterior, economizando tempo durante os ajustes.

Para saber mais sobre essa versão do LXQt, acesse a nota de lançamento.

Como instalar

Embora o lançamento oficial esteja previsto para meados de novembro, o LXQt 2.1 Preview está disponível para testes. Você pode instalá-lo a partir dos fontes ou, de preferência, criar pacotes específicos da distro (como pacotes AUR para Arch Linux) e instalá-los.

Sair da versão mobile