LXQt 0.17 lançado com uma série de melhorias discretas

E foi lançado o ambiente desktop LXQt 0.17 com uma série de melhorias discretas. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

LXQt é um dos mais recentes ambientes desktop de código aberto, e também o sucessor do LXDE. LXQt é resultado da fusão entre os projetos LXDE-Qt e Razor-qt.

Ele é um ambiente de desktop leve, modular, super rápido e fácil de usar. Esse ambiente é uma boa opção para quem não quer ficar no Unity/Gnome ou quer experimentar novos ares.

O LXQt usa o gerenciador de janelas Openbox, gerenciador de arquivos PCManFM-Qt (que é um port em qt do PCManFM), o painel de desktop razor-panel, bem como outros itens Qt, como seus Core Components.

Ele também é o desktop leve usado por sistemas operacionais que não buscam muitas opções de personalização ou produtividade, mas sim focados no desempenho.

Agora, para os fãs do LXQt ou aqueles que ainda procuram um desktop Qt5 leve e agradável, o LXQt 0.17 é a versão mais recente deste ambiente de desktop de código aberto.

Além disso, o LXQt 0.17 é a primeira atualização para este ambiente de desktop para 2021.

Novidades do LXQt 0.17

LXQt 0.17 lançado com uma série de melhorias discretas

Chegando mais de cinco meses após o LXQt 0.16.0, o lançamento do LXQt 0.17.0 está aqui para adicionar uma opção ao Painel para fazê-lo funcionar como um encaixe, ocultando-se automaticamente quando ele se sobrepõe a uma janela, adicionar suporte completo para tempos de criação de arquivo no gerenciador de arquivos, bem como acrescentar suporte para aplicativos não-LXQt para salvar suas últimas configurações quando a sessão for encerrada.

Além disso, o LXQt 0.17.0 adiciona observadores inativos separados para CA e bateria ao Power Manager, permite aos usuários criar iniciadores a partir do menu Ferramentas do gerenciador de arquivos, melhora o suporte para conjuntos de ícones SVG, melhora a abertura de uma seleção mista de arquivos com diferentes tipos de MIME e adiciona navegação natural pelo teclado na área de trabalho.

Também melhorado nesta versão está o emulador de terminal QTerminal, que agora apresenta cinco modos para papeis de parede e uma nova opção para desativar o modo de colagem com colchetes, o visualizador de imagens LXImage Qt, que apresenta opções de miniaturas na caixa de diálogo Preferências, bem como o Arquivador LXQt gerenciador de arquivos, que agora pode abrir ou extrair imagens de disco, lembra as configurações da janela e oferece um painel lateral com rolagem horizontal.

Entre outras mudanças dignas de nota incluídas no LXQt 0.17.0, há a adição do emulador de terminal XTerm como uma dependência de tempo de execução, suporte para lidar com o resumo da notificação como texto simples e uma correção para uma falha que ocorreu ao exibir a janela do Qps se o aplicativo é iniciado minimizado para a bandeja do sistema.

Claro, existem várias outras pequenas melhorias e correções de bugs para tornar o LXQt mais estável e confiável.

Sobre o lançamento do LXQt 0.16 de novembro passado, a versão 0.17 traz uma série de melhorias, mas nada muito chocante ou original, com muitos dos recursos já encontrados em outros desktops Linux.

Entre os destaques do LXQt 0,17 estão:

  • O LXQt encerrará todos os processos filho ao sair da sessão.
  • O gerenciador de arquivos LXQt suporta a exibição de blocos de criação de arquivos quando executado em kernels / sistemas de arquivos suportados.
  • Melhor manuseio do ícone SVG.
  • O painel LXQt agora pode se comportar como um dock, ou seja, ocultar automaticamente um painel quando ele se sobrepõe a uma janela.
  • Navegação por teclado aprimorada na área de trabalho.
  • O LXQt Power Management agora tem uma opção para desativar o observador inativo quando a janela ativa está no modo de tela inteira.
  • LXQt Archiver agora suporta a abertura e extração de imagens de disco.

Para saber mais sobre essa versão do LXQt, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o LXQt

O LXQt 0.17.0 agora está oficialmente disponível, mas no momento em que este artigo foi escrito, ele está apenas na forma de código.

Os usuários interessados ​​podem baixá-lo deste ou deste outro link para instalação manual.

Nas próximas semanas, os sistemas operacionais que utilizam este desktop começarão a adicionar a nova versão como atualização, desde que sua filosofia o permita.

Em sistemas operacionais como o Lubuntu, você terá que esperar pelo menos até o lançamento do Lubuntu 21.04 Hirsute Hippo, que ocorrerá em 22 de abril de 2021.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile