E foi lançado o ambiente desktop LXQt 0.15.0 com o novo gerenciador de arquivos e melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
LXQt é resultado da fusão entre os projetos LXDE-Qt e Razor-qt: um ambiente de desktop leve, modular, super rápido e fácil de usar. Esse ambiente é uma boa opção para quem não quer ficar no Unity/Gnome ou quer experimentar novos ares.
Ele usa o gerenciador de janelas Openbox, gerenciador de arquivos PCManFM-Qt (que é um port em qt do PCManFM), o painel de desktop razor-panel, bem como outros itens Qt, como seus Core Components.
Agora, o projeto LXQt lançou hoje a atualização LXQt 0.15.0 para seu ambiente de desktop leve e de código aberto para distribuições Linux.
Novidades do LXQt 0.15.0
Chegando três meses após a versão 0.14, a versão LXQt 0.15.0 traz muitas melhorias e novos recursos.
O destaque mais proeminente é o LXQt Archiver, um gerenciador de arquivos totalmente novo e totalmente funcional que se integra ao PCManFM-Qt por padrão e é baseado em sua biblioteca principal LibFM-Qt.
Falando sobre o PCManFM-Qt, o gerenciador de arquivos padrão do LXQt, ele recebeu várias melhorias.
Isso inclui uma melhor navegação do teclado, suporte para o modo de janela única, a capacidade de salvar senhas de montagem, dicas de ferramentas de arquivo mais avançadas, além de um tratamento mais inteligente das extensões na caixa de diálogo do arquivo LXQt.
Além disso, o PCManFM-Qt agora suporta os diferentes papéis de parede ao usar configurações de vários monitores.
Agora também é capaz de exibir o tempo de exclusão do Lixo, lidar melhor com pastas remotas e permitir que os usuários alternem miniaturas em tempo real.
O painel LXQt também recebeu alguma atenção no LXQt 0.15.0.
Um novo plug-in permitirá que os usuários alterem a luz de fundo da tela, pesquisar no menu de aplicativos agora é uma operação mais suave e agora é possível exibir apenas a área de trabalho ativa no Desktop Switcher.
Uma nova opção no Gerenciador de tarefas agora permitirá que os usuários movam janelas para a próxima ou anterior área de trabalho virtual usando apenas a roda do mouse no painel.
Além disso, o posicionamento do painel foi aprimorado para configurações de vários monitores.
Outro componente que foi atualizado é o QTerminal, o emulador de terminal padrão.
No LXQt 0.15.0, o QTerminal possui um diálogo de configurações mais compacto e rolável, suporta tamanhos personalizados fixos, permite alternar para guias por índice, suporta estado sem borda e suporta o envio do histórico da linha de comando para um editor de texto.
O visualizador de imagens LXImage Qt agora possui uma entrada de menu “Abrir com …”, permite que os usuários personalizem atalhos de teclado e configurem o número máximo de arquivos recentes. Agora também suporta a exibição do contorno da imagem.
Por último, mas não menos importante, o LXQt 0.15.0 adiciona uma nova opção no LXQt Power Management para permitir que os usuários alterem a luz de fundo da tela quando o computador estiver ocioso e melhora o arraste e solte das telas nas Configurações do monitor da configuração do LXQt.
Como instalar ou atualizar o LXQt 0.15.0
O LXQt (Lightweight Qt Desktop Environment) é a próxima geração do LXDE, o Lightweight Desktop Environment, já usado por padrão em distribuições populares como o Lubuntu.
Para baixar o LXQt 0.15.0, acesse o site oficial ou instale-o nos repositórios de software da sua distribuição Linux.
Para instalar a versão mais recente no Debian, Ubuntu e derivados, use esse tutorial:
Como instalar ou atualizar para o ambiente LXQt no Ubuntu
Como instalar ou atualizar para o ambiente LXQt no Debian
- Como instalar o Open Sonic para jogar Sonic no Linux
- Como instalar o emulador de Super Nintendo Snes9x no Linux
- Como instalar o lançador de jogos Slippi Launcher no Linux via AppImage
- Como instalar o game engine Godot no Linux via Flatpak