LXQt 0.14 lançado com visualização dividida no Gerenciador de arquivos

Foi lançado mais uma atualização do ambiente LXQt 0.14, que traz visualização dividida no Gerenciador de arquivos e muito mais. Confira as novidades.


A equipe de desenvolvimento por trás do Lightweight Qt Desktop Environment (LXQt) liberou uma nova atualização de manutenção para o grande marco LXQt 1.0.

LXQt 0.14 lançado com visualização dividida no Gerenciador de arquivos
LXQt 0.14 lançado com visualização dividida no Gerenciador de arquivos

O LXQt 0.14.0 é a versão mais recente do ambiente de desktop leve que continua o legado do projeto LXDE (Lightweight X11 Desktop Environment) baseado em tecnologias recentes do Qt.

Esta versão vem oito meses após a versão LXQt 0.13.0 para adicionar mais uma camada de melhorias e outras otimizações.

Novidades do LXQt 0.14

Os destaques incluem uma nova visualização dividida no gerenciador de arquivos PCManFM-Qt, que é um porte Qt do gerenciador de arquivos PCManFM usado no LXDE, bem como um melhor manuseio da área de trabalho e de dispositivos montados.

Já que citei a área de trabalho, agora ela pode exibir ícones para o computador, lixo, rede e diretório home do usuário.

Naturalmente, o ícone da lixeira é interativo para que você possa esvaziá-lo ou restaurar os itens excluídos acidentalmente.

O LXQt 0.14.0 também adiciona suporte para renderização de dados EXIF ​​de imagens e ImgBB como novo destino de upload para o visualizador de imagens LxImage-Qt, assim como comutação de tabulação baseada em histórico e margens customizadas para o emulador de terminal QTerminal.

Sob o capô, várias dependências foram alteradas com a versão LXQt 0.14.0, que requer o C ISO Standard 14, lxqt-build-tools 0.6..0 e cmake 3.1.0 ou posterior.

A maioria dos pacotes principais recebeu também atualizações de tradução, e todas as traduções foram movidas de volta para seus respectivos repositórios.

O LXQt 0.14.0 está agora disponível para download se você quiser compilar a fonte você mesmo, mas deve estar disponível para os repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições Linux favoritas também. Então, quando isso acontecer, certifique-se de atualizar o mais rápido possível.

Enquanto isso, a equipe de desenvolvimento está trabalhando duro no lançamento do LXQt 1.0.0, que pode chegar no final deste ano com novos recursos e melhorias.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.