E foi lançado o LXD 6.1 com melhorias e correções, e mais. Confira as novidades desse importante lançamento.
LXD é um daemon que fornece uma API Rest para manipulação de containers. A instalação traz um client de linha de comando chamado lxc para interagir com esse daemon. Existem versões do CLI lxc para MacOS e Windows também.
O LXD fornece uma experiência de usuário unificada para gerenciar contêineres de sistema e máquinas virtuais.
Para cargas de trabalho mais exigentes, o LXD pode ser configurado em um ambiente de cluster para executar contêineres, VMs ou uma combinação dos dois em um conjunto de máquinas.
LXD é um gerenciador de contêineres de sistema de última geração. A maneira mais simples de definir LXD é dizer que é uma extensão de LXC.
Tecnicamente, LXD é uma API REST que se conecta a libxlc, a biblioteca de software LXC. Como você sabe, LXC, abreviação de “contêineres Linux”, é uma solução para virtualizar software no nível do sistema operacional dentro do kernel Linux.
Agora você provavelmente está se perguntando qual é a diferença entre LXD e Docker? Eles oferecem os mesmos serviços ou diferentes?
A maior diferença entre o Docker e o LXD é que, com o LXD, seu contêiner é todo um sistema operacional simulado com seu próprio sistema init. Por exemplo, você pode escolher um contêiner Debian, inseri-lo, instalar seu software, criar um arquivo de serviço e habilitá-lo.
Em outras palavras, o Docker é especializado na implantação de aplicativos, enquanto o LXD é especializado na implantação de máquinas virtuais (Linux). Portanto, o LXD é muito mais semelhante a uma VM do que o Docker.
O LXD tem acesso direto ao hardware, minimizando a sobrecarga e combinando a densidade e a eficiência dos contêineres.
Recentemente, a Canonical lançou o LXD 6.1.
Novidades do LXD 6.1
LXD 6.1 representa o primeiro lançamento de recurso da nova série LXD 6.x. O LXD 6.1 adiciona suporte para alocação automática de IP para encaminhamentos de rede OVN e balanceadores de carga, balanceamento de carga de pinagem automática de VM, descarta o recurso “senha confiável” para melhor segurança, descarta o suporte ARMHF para Ceph, aumenta a versão mínima da linguagem Go necessária e vários outras mudanças.
O recurso de balanceamento de carga de fixação automática de núcleo deve ser útil para alguns sistemas, mas para sistemas híbridos Intel Core isso pode causar problemas.
O anúncio de lançamento do LXD 6.1 explica que:
“As máquinas virtuais que não especificam explicitamente os núcleos de CPU a serem usados agora terão seus processos QEMU fixados automaticamente para carregar núcleos de CPU balanceados pelo agendador de instância do LXD. Isso reflete o comportamento que os processos de contêiner do LXD seguem. O agendador do LXD reequilibrará periodicamente a fixação da CPU configuração quando instâncias são adicionadas, modificadas ou removidas Esta alteração foi adicionada para tornar o desempenho da VM mais previsível para aplicativos sensíveis à latência.
Nota: Em sistemas que possuem núcleos mistos de desempenho e eficiência (P+E), você pode descobrir que o desempenho da VM diminui devido à maneira como o LXD agora fixa algumas das vCPUs da VM em núcleos de eficiência, em vez de permitir que o agendador do Linux os agende dinamicamente. Você pode usar o recurso de fixação explícita da CPU, se necessário, para evitar isso.”
O LXD 6.1 também corrige o suporte para execução de máquinas virtuais em hosts com mais de 64 núcleos de CPU presentes… Houve um “problema” com o LCD que não conseguia iniciar VMs em hosts com mais de 64 CPUs, mas agora foi resolvido.
O LXD 6.1 continua a ter um limite de 256 vCPUs para iniciar convidados de VM, mas esse era um problema separado que o LXD teria problemas se o host tivesse mais de 64 núcleos de CPU…
O que é cada vez mais problemático com processadores de servidor AMD EPYC de alta contagem de núcleos existe há anos, o Intel Xeon 6 com Sierra Forest aumenta a contagem de núcleos, os servidores ARM com alta contagem de núcleos da Ampere, etc.
Para saber mais sobre o LXD 6.1, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o LXD
Para instalar, siga as instruções da documentação do software.