E foi lançado o LXD 5.17 com suporte para delegação OpenZFS 2.2, e mais. Confira as novidades desse importante lançamento.
LXD é um daemon que fornece uma API Rest para manipulação de containers. A instalação traz um client de linha de comando chamado lxc para interagir com esse daemon. Existem versões do CLI lxc para MacOS e Windows também.
O LXD fornece uma experiência de usuário unificada para gerenciar contêineres de sistema e máquinas virtuais.
Para cargas de trabalho mais exigentes, o LXD pode ser configurado em um ambiente de cluster para executar contêineres, VMs ou uma combinação dos dois em um conjunto de máquinas.
LXD é um gerenciador de contêineres de sistema de última geração. A maneira mais simples de definir LXD é dizer que é uma extensão de LXC.
Tecnicamente, LXD é uma API REST que se conecta a libxlc, a biblioteca de software LXC. Como você sabe, LXC, abreviação de “contêineres Linux”, é uma solução para virtualizar software no nível do sistema operacional dentro do kernel Linux.
Agora você provavelmente está se perguntando qual é a diferença entre LXD e Docker? Eles oferecem os mesmos serviços ou diferentes?
A maior diferença entre o Docker e o LXD é que, com o LXD, seu contêiner é todo um sistema operacional simulado com seu próprio sistema init. Por exemplo, você pode escolher um contêiner Debian, inseri-lo, instalar seu software, criar um arquivo de serviço e habilitá-lo.
Em outras palavras, o Docker é especializado na implantação de aplicativos, enquanto o LXD é especializado na implantação de máquinas virtuais (Linux). Portanto, o LXD é muito mais semelhante a uma VM do que o Docker.
O LXD tem acesso direto ao hardware, minimizando a sobrecarga e combinando a densidade e a eficiência dos contêineres.
Recentemente, a Canonical lançou o LXD 5.17.
Novidades do LXD 5.17
Sim. O LXD 5.17 agora está disponível como contêiner do sistema e gerenciador de máquina virtual, que desde o mês passado foi controlado pela Canonical e a manutenção está limitada aos engenheiros da Canonical.
Com esta nova versão do LXD, há suporte para delegação ZFS, conforme encontrado no próximo OpenZFS 2.2.
LXD 5.17 adiciona suporte para delegação de namespace conforme encontrado no OpenZFS 2.2. O anúncio de lançamento explica:
“Isso permite que um contêiner que tenha acesso delegado ao ZFS controle seu conjunto de dados e qualquer coisa abaixo dele.
O mesmo funciona conforme o esperado com volumes de armazenamento personalizados que podem, portanto, permitir que vários contêineres interajam com o conjunto de dados.Isso requer que o host LXD esteja executando um kernel com o módulo de kernel ZFS 2.2. O snap do LXD agora inclui as ferramentas de espaço do usuário do ZFS 2.2, mas se não estiver usando o snap, você também precisará das ferramentas de espaço do usuário correspondentes.”
OpenZFS 2.2 será lançado em breve com este sistema de arquivos ZFS de código aberto para sistemas Linux e BSD adicionando muitos novos recursos.
O LXD 5.17 também adiciona suporte de cópia para instantâneos de volumes personalizados, suporte para recuperação de pools de armazenamento vazios, melhorias na documentação e outros aprimoramentos.
Para saber mais sobre o LXD 5.17, acesse a nota de lançamento.
Para instalar, siga as instruções da documentação do software.