LVFS se tornou um projeto da The Linux Foundation

A entidade responsável pelo Linux informou que o LVFS se tornou um projeto da The Linux Foundation. Confira os detalhes dessa importante adesão.


O LVFS (Linux Vendor Firmware Service) é um site seguro que permite que os fornecedores de hardware façam upload de atualizações de firmware.

LVFS se tornou um projeto da The Linux Foundation
LVFS se tornou um projeto da The Linux Foundation

Ele é usado por todas as principais distribuições do Linux para fornecer metadados para clientes, como fwupdmgr, GNOME Software e KDE Discover.

LVFS se tornou um projeto da The Linux Foundation

Atualmente o desenvolvimento do Linux é mantido por uma entidade que é formada pelos grandes players do mercado de tecnologia e chamada de The Linux Foundation

A Linux Foundation anunciou que está formalmente hospedando o projeto o LVFS, ou seja, o projto agora faz farte da entidade.

A Red Hat até agora tem sido o principal impulsionador do LVFS e do Fwupd – eles continuam investindo nela, mas agora como um projeto “Linux Foundation” para encorajar outros fornecedores de software a contribuir com o projeto.

O projeto fwupd ainda está crescendo, suportando mais hardware a cada lançamento.

O LVFS continua a crescer, adicionando recursos importantes como autenticação de 2 fatores, OAuth e várias outras ferramentas projetadas para obter metadados de alta qualidade dos OEMs e integrá-los aos pipelines de ODM.

Atualmente, o LVFS é suportado por doações, que financiam as duas instâncias do servidor e alguns dos hardwares de teste que uso ao ajudar os fornecedores.

Os fornecedores de hardware carregam o firmware redistribuível para o site LVFS compactado em um arquivo .cab padrão do setor, junto com um arquivo de metadados específico do Linux.

O daemon fwupd permite que o software da sessão atualize o firmware do dispositivo na máquina local.

Embora o fwupd e o LVFS tenham sido projetados para desktops, ambos também podem ser usados ​​em telefones, tablets, dispositivos IoT e servidores headless.

O daemon LVFS e fwupd são projetos de código aberto com contribuições de dezenas de pessoas de diferentes empresas. Plugins permitem que vários protocolos de atualização diferentes sejam suportados.

Detalhes sobre a entrada do LVFS na fundação podem ser encontrados neste boletim de notícias.

Christian Schaller, da Red Hat, também escreveu uma postagem no blog sobre a história da Fwupd para os interessados.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.