Lumina Desktop 1.6 lançado com melhorias e correções de bugs

Foi lançada uma nova versão do ambiente de desktop Lumina, o Lumina Desktop 1.6 com melhorias e correções de bugs. Confira os detalhes desse lançamento.

Lumina é a área de trabalho padrão do TrueOS, um sistema operacional baseado em BSD . A própria área de trabalho é leve, modular, construída usando o Qt e usa o Fluxbox para gerenciamento de janelas.

Lumina Desktop 1.6 lançado com melhorias e correções de bugs

Embora a Lumina seja principalmente destinada a usuários de BSD, ela também é executada no Linux, incluindo Fedora, Arch e Ubuntu.

O ambiente utiliza uma abordagem baseada em plug-in, permitindo que a interface inteira seja montada/organizada por cada usuário individual, conforme desejado, com um layout padrão do sistema configurado pelo administrador do sistema.

Essa característica permite que cada sistema (ou sessão de usuário) seja projetado para maximizar a produtividade do usuário individual.

Indiscutivelmente mais popular entre os usuários do FreeBSD do que o Linux (ajuda o desktop padrão no TrueOS), o Lumina está disponível nos arquivos de algumas distribuições do Linux, incluindo o Arch (naturalmente).

Esse é um ambiente de trabalho modular peculiar, construído em torno de plug-ins que, apesar de não serem grandes, oferecem um design eficiente e focado na produtividade.

Agara, os fãs de ambientes de desktop alternativos podem estar interessados ​​em saber que uma nova versão do Lumina está disponível, o Lumina Desktop 1.6.

Novidades do Lumina Desktop 1.6

Lumina 1.6 é uma atualização modesta, e a primeira há quase um ano. Infelizmente, não há nada de especial incluído nas manchetes, mas há muitas correções de bugs e aprimoramentos de código incluídos.

Também há uma detecção melhor ao usar o Lumina desktop no Void Linux, foi feito uma limpeza nos atalhos de teclado, e nesta versão o ícone de brilho está funcionando novamente.

Para saber mais sobre essa versão do Lumina Desktop, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Lumina Desktop 1.6

O Lumina desktop 1.6 está disponível para download como código fonte no GitHub.

Várias distribuições Linux empacotam o Lumina desktop para facilitar a instalação (no AUR do Arch Linux, por exemplo), mas, até o momento, o Ubuntu não é um deles.

De fato, não há pacotes compatíveis com o Ubuntu (e o antigo Lumina PPA foi descontinuado).

Antigamente, para instalar a versão mais recente do Lumina Desktop no Ubuntu, Debian, Mint e derivados, usava-se esse tutorial:
Como instalar o ambiente Lumina Desktop no Ubuntu, Debian, Mint e derivados

Não deixe isso te desanimar, pois há um guia completo sobre como criar o Lumina desktop a partir do código fonte disponível na página do projeto no Github.

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile