E foi lançado o Lumina Desktop 1.6.1 com melhorias no tema, e mais. Confira as novidades e veja como instalar esse incrível ambiente gráfico.
Lumina-DE é um ambiente de desktop leve, projetado especificamente para uso no FreeBSD. Ele é coberto pela licença BSD e pode ser portado para outros sistemas operacionais semelhante ao Unix, como o Linux.
O Lumina é baseado no Qt 5 (sem QML) e no gerenciador de janelas Fluxbox.
O ambiente utiliza uma abordagem baseada em plug-in, permitindo que a interface inteira seja montada/organizada por cada usuário individual, conforme desejado, com um layout padrão do sistema configurado pelo administrador do sistema.
Essa característica permite que cada sistema (ou sessão de usuário) seja projetado para maximizar a produtividade do usuário individual.
Os desenvolvedores do Lumina Desktop entendem que a principal função de um sistema é executar aplicativos, assim Lumina foi projetado para exigir o mínimo possível de dependências/requisitos do sistema.
Agora, o Lumina Desktop Environment foi lançado com um novo lançamento raro, o Lumina Desktop 1.6.1.
Novidades do Lumina Desktop 1.6.1
O Lumina Desktop 1.6 como a última versão principal voltou em janeiro de 2020, enquanto este fim de semana trouxe o Lumina Desktop 1.6.1.
Esta é uma atualização muito pequena, com várias correções de bugs, além de incorporar o trabalho de tema posterior à área de trabalho.
Dito isso, o Lumina Desktop 1.6.1 está carregando o trabalho de tema downstream do Projeto Trident, o projeto Linux OS focado em desktop construído sobre o Void Linux. O resto das mudanças na v1.6.1 são bastante modestas.
A atualização mais recente do projeto Lumina foi de julho em Lumina-Desktop.org. Esta atualização de status veio depois que o fundador do Lumina Desktop e proeminente desenvolvedor BSD Ken Moore deixou de manter o desktop.
Além de várias pequenas melhorias no desktop, algumas tarefas maiores à frente deles para o projeto incluem a conversão para CMake para seu sistema de compilação, alternando para o kit de ferramentas Qt6, obter suporte Wayland no lugar, um retrabalho para o código do gerenciador de janelas e outras adições.
Para saber mais sobre o Lumina Desktop 1.6.1, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Para instalar a versão mais recente do Lumina Desktop no Ubuntu, Debian, Mint e derivados, use esse tutorial:
Como instalar o ambiente Lumina Desktop no Ubuntu, Debian, Mint e derivados