Lubuntu 18.10 usará o ambiente LXQt por padrão! Finalmente!

O Lubuntu 18.10 usará o ambiente LXQt por padrão, ao invés do LXDE. É isso mesmo! Simon Quigley, release manager do Lubuntu, anunciou que a próxima versão do seu sistema operacional a ser lançado em outubro, finalmente migrará para o tão aguardado ambiente LXQt. Confira essa novidade.


Já se passaram três longos anos desde que a equipe Lubuntu prometeu que abandonaria o ambiente de desktop LXDE em favor do LXQt, mais moderno e baseado em Qt.

Lubuntu 18.10 usará o ambiente LXQt por padrão! Finalmente!
Lubuntu 18.10 usará o ambiente LXQt por padrão! Finalmente!

Mas agora, parece que finalmente a mudança será concretizada. O Lubuntu 18.10 será o primeiro lançamento a ser fornecido com o LXQt como ambiente de desktop padrão, em vez do LXDE, de acordo com Simon Quigley.

A primeira versão que deveria passar para o LXQt por padrão foi o Lubuntu 15.10 (Wily Werewolf).

A equipe de Lubuntu da época anunciou que o Lubuntu 15.04 (Vivid Vervet) seria o último lançamento a ser lançado com o LXDE, enquanto eles preparam a migração para o LXQt, mas isso nunca aconteceu até hoje.

Claro, havia o Lubuntu Next thingy, que incluiu o ambiente de desktop LXQt por padrão, mas que nunca chegou a ver a luz do dia.

Os primeiros Lubuntu Next baseados em LXQt surgiram durante o ciclo de desenvolvimento de Lubuntu 17.10 (Artful Aardvark), e ainda estão disponíveis atualmente, mas não foram planejados para uso diário.

Lubuntu 18.10 usará o ambiente LXQt por padrão! Finalmente!

Então, depois de três anos, finalmente a mudança está acontecendo. Lubuntu 18.10 será a primeira versão do Lubuntu a ser fornecida com o ambiente de desktop LXQt por padrão, já que Lubuntu Next irá desaparecer e as versões mais antigas, ainda suportadas do Lubuntu, como Lubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) serão chamadas de Lubuntu Classic.

Simon Quigley confirmou que o principal objetivo do Lubuntu ainda será oferecer aos usuários um sistema operacional leve que funcione sem interrupções em máquinas antigas de 10 anos atrás.

O LXQt agora está maduro o suficiente para ser usado diariamente, e está ficando mais forte a cada novo lançamento.

O Lubuntu 18.10 chegará em algum momento de outubro de 2018, mas, até lá, você pode usar a versão atual estável e de longo prazo, Lubuntu 18.04 LTS, que traz novo design de arte de Lubuntu Next, kernel 4.15, componentes atualizados do LXDE, e todos as guloseimas do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver).

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.