Após anunciar em janeiro os planos de produzi-los, finalmente a Loongson lançou o primeiro chip com arquitetura LoongArch, o 3A5000.
A fabricante chinesa de chips Loongson tem feito processadores baseados na arquitetura MIPS por mais de uma década, mas no início deste ano a empresa anunciou planos para começar a produzir chips usando sua própria arquitetura de conjunto de instruções LoongArch (ISA).
Agora o primeiro chip LoongArch chegou. O Loongson 3A5000 é um chip quad-core de 64 bits com suporte para velocidades de clock de até 2,5 GHz.
Loongson lançou o primeiro chip com arquitetura LoongArch, o 3A5000
Mas o mais importante da perspectiva dos fabricantes de PCs chineses pode ser que a Loongson diz que não precisou licenciar tecnologia de empresas estrangeiras para projetar o novo chip.
De acordo com um relatório da CNTechPost, o novo chip da Loongson oferece um aumento de desempenho de até 50% em relação aos processadores baseados em MIPS de geração anterior da empresa, enquanto reduz o consumo de energia em 30%.
Também é dito ser compatível pino a pino, o que significa que os fabricantes de PC que usavam chips Loongson mais antigos devem ser capazes de suportar o 3A5000 com modificações mínimas.
Outros recursos incluem suporte para memória DDR4-3200 e um “módulo seguro e confiável” com suporte integrado para criptografia de hardware.
E sim, eu sei que algumas pessoas reclamarão que não confiariam na criptografia de uma empresa chinesa como sendo livre de backdoors, mas é improvável que o novo processador de Loongson esteja disponível em qualquer computador vendido fora do país de origem da empresa de qualquer maneira.
De acordo com a ITHome, a Loongson também está lançando o primeiro chip LoongArch projetado para servidores. o Loongson 3C5000L é basicamente um pacote de quatro processadores 3A5000 que funcionam juntos como um chip de 16 núcleos para oferecer um desempenho mais forte para aplicativos de computação em nuvem e data center.