Livepatching já está disponível para kernels HWE do Ubuntu

A Canonical anunciou que o Livepatching já está disponível para kernels HWE do Ubuntu. Confira os detalhes dessa novidade.

Livepatching da Canonical é um serviço de atualização de segurança que permite que os usuários do Ubuntu mantenham seus sistemas atualizados sem reiniciar.

O serviço fornece correções de segurança críticas para cada versão do Ubuntu, para que os usuários possam manter seus sistemas seguros e estáveis sem ter que reiniciar.

Já a pilha de habilitação do Ubuntu LTS, ou Hardware Enablement (HWE), fornece o kernel mais recente e o suporte X para as versões existentes do Ubuntu LTS. Essa pilha pode ser ativada manualmente, mas também pode ser pré-ativada com uma versão LTS do Ubuntu.

Agora, a Canonical anunciou que seu serviço livepatching de kernel agora estará disponível para seus kernels “HWE” de habilitação de hardware nos lançamentos de suporte de longo prazo do Ubuntu.

Livepatching já está disponível para kernels HWE do Ubuntu

https://www.edivaldobrito.com.br/livepatching-ja-esta-disponivel-para-kernels-hwe-do-ubuntu/
https://www.edivaldobrito.com.br/livepatching-ja-esta-disponivel-para-kernels-hwe-do-ubuntu/

Até o momento, o livepatching do kernel com os lançamentos LTS do Ubuntu acaba de estar disponível nas versões do kernel LTS enquanto avançam, seus kernels HWE encontrados nos lançamentos pontuais do Ubuntu LTS começarão a receber suporte ao live-patch.

Com kernel livepatching para implantar correções/atualizações de segurança sem a necessidade de reiniciar o sistema em execução, os kernels HWE começarão a receber suporte.

Isso começa com o kernel Linux 6.2 encontrado no Ubuntu 23.04 que, por sua vez, será encontrado no próximo lançamento pontual do Ubuntu 22.04 LTS em julho.

Portanto, neste verão, quando o próximo lançamento do Ubuntu 22.04 LTS estiver pronto, você poderá começar a aplicar patches ao vivo em seu kernel 6.2 HWE.

A Canonical planeja oferecer suporte ao livepatching durante toda a vida útil do kernel HWE, após o que os usuários devem atualizar para o próximo kernel HWE com porta traseira.

Este é um movimento importante, mas atrasado, para tornar o patch ao vivo do Ubuntu mais útil, especialmente com muitos desktops/laptops executando os kernels HWE nas versões LTS do Ubuntu, a fim de aproveitar o suporte de hardware mais recente e outros novos recursos.

Mais detalhes sobre o suporte de atualização ao vivo para kernels HWE do Ubuntu através do blog do Ubuntu. O Serviço Livepatch do Ubuntu requer o Ubuntu Pro.

Para saber mais sobre o Canonical LivePatch, visite o site oficial do serviço.
Como ativar o Canonical Livepatch Service no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.